Durante muitos anos, Nova Alvorada do Sul ficou conhecida como o “entroncamento”, pois era ponto de encontro dos caminhos e culturas advindos de outras regiões, que fazem parte da rota ao entorno do município, que completa 31 anos, nesta quarta-feira (26).

De lá para cá, em suas mais de 3 décadas de história, passou a ser carinhosamente apelidada de “Cidade Jovem”, em alusão ao seu nome oficial: Nova Alvorada do Sul. Se antes ela servia de caminho para interligar Campo Grande, Grande Dourados, países do Mercosul, Pantanal e fronteira, hoje, é conhecida pela jovialidade.

Inclusive, o apelido foi imortalizado no refrão de seu Hino municipal:

“Nova Alvorada do Sul,
Surgiste para a história
De um simples entroncamento,
Para um futuro de glória,
As tuas bases contém
A força da devoção
Dos moradores primeiros
Que te sonharam então.

Cidade jovem, jovem bonita,
Em ti, o céu, parece ser mais azul,
Teus grandes campos, teus campos verdes,
És o orgulho de Mato Grosso do Sul.

[…]”

nova alvorada do sul
Cidade de Nova Alvorada do Sul antigamente (Foto: Divulgação)

História de Nova Alvorada do Sul

O pequeno distrito recebeu o nome de Nova Alvorada do Sul com a criação da Lei Estadual nº 3.876, de 6 de junho de 1977, e era subordinado ao município de Rio Brilhante.

Ela só foi elevada a categoria de cidade em 26 de outubro de 1991, pela Lei n.° 1.233, do então Governador Pedro Pedrossian, desmembrando-se de Rio Brilhante. O município foi instalado em 1 de janeiro de 1993.

O território da cidade é de 4.019 km² –  o equivalente a 1,13% da área total de Mato Grosso do Sul. A população, segundo Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), era de 16.432. A estimativa, em 2021, é de 22.967 habitantes.

Programação de aniversário

Nova Alvorada do Sul está com uma programação de shows e eventos em comemoração aos 31 anos, desde terça-feira (25). Nesta quarta, as atrações são o DJ Marquinhos Espinosa e o cantor Felipe Araújo.

Na quinta-feira (27), na parte da manhã, haverá uma missa de Ação de Graças e show do cantor gospel Rodolfo Abrantes, às 20h. A programação fecha na sexta-feira (28) com show do cantor Henrique Souza. A entrada é franca.