Pular para o conteúdo
Cotidiano

De casa em casa, o trabalho formiguinha que tem papel fundamental na saúde

Neste 4 de outubro é comemorado o dia dos Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias
Priscilla Peres -
Agentes percorrem as ruas de casa em casa zelando pela saúde das pessoas. (Foto: Arquivo Pessoal)

Diariamente, profissionais deixam suas residências para visitar outras casas. Levando informação, combatendo doenças e auxiliando aqueles que necessitam. Esse trabalho de formiguinha e quase imperceptível na movimentada rotina das cidades é peça-chave na engrenagem que é o Sistema Único de Saúde (SUS). 

Tais profissionais, celebrados neste 4 de outubro, são os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias. tem 2.159 destes profissionais que enfrentam o sol, chuva, frio, calor e demais percalços do caminho para chegar a casa de cada morador – até daqueles que não permitem a entrada na residência. 

“Uma grande dificuldade que temos são os moradores que não aceitam o agente, principalmente nas áreas mais nobres e nos condomínios. Dizem que não dependem do SUS, mas todo mundo precisa”, conta o agente comunitário de saúde José Antônio Rodrigues, 48. Ele explica ainda que o recurso enviado do Ministério para cada município para combate às endemias, por exemplo, depende do número de pessoas cadastradas no e-SUS, sistema usado pelos agentes municipais. 

Em Campo Grande, por exemplo, apenas 82,8% da população total está cadastrada atualmente. “O agente de saúde é um elo entre a comunidade e a unidade de saúde. Leva a unidade para dentro da casa. A cidade gasta muito com saúde hospitalar, sendo que as doenças poderiam ser prevenidas justamente com essa orientação”, afirma Antônio. 

Há 25 anos, Antônio dedica a vida à profissão e conta que neste tempo enfrentou várias batalhas, como o reconhecimento da profissão, a aprovação do piso salarial e a exigência de uma qualificação técnica. 

“Sempre estive à frente das lutas, idas a . Desde 2006, lutando pela aprovação do piso salarial, que foi um momento muito importante para mim. De vitória para toda a categoria”, diz ele sobre a Emenda à Constituição 120/2022 regulamentada em maio de 2022. 

Dia a dia na rua

Janicleia de Lima é Agente de Combate às Endemias há 17 anos em Campo Grande. Ela explica que sua profissão é responsável por informar a população sobre o Aedes aegypti, que transmite a dengue, a chikungunya, a zika e a febre-amarela urbana. O agente de endemias também pode atuar combatendo o mosquito.

“O agente é importante porque é ele que está no campo, que mapeia toda a região, identifica os problemas e passa para a coordenação. É em cima desse trabalho que é feito o fumacê, por exemplo”, explica ela sobre a importância das visitas realizadas de casa em casa pelos profissionais. 

Há 17 anos nas ruas de Campo Grande, Janicleia diz que já viu muita coisa, ajudou muita gente e tem histórias para contar. “É um trabalho que eu gosto de fazer porque estamos juntos com a comunidade. Um trabalho de ponta. É um trabalho de orientação, principalmente quando a gente se depara com situações insalubres, quando tem pessoas passando dificuldades e podemos orientar para que essa pessoa encontre melhorias”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano