O primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 acontece no próximo domingo (13), em todo o Brasil. Estudantes vão precisar fazer, além da redação, as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

E para enfrentar a ‘maratona’ de 90 questões, os estudantes levam lanches para comer durante as 5h30 de duração da prova. Nesta prova de linguagens, serão 40 questões de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol, além de questões de ciências humanas (45) e a redação.

O que não levar para comer?

É comum ver estudantes levando doces, balas e chocolates para os dias de prova, porém, eles possuem uma grande quantidade de açúcares e podem ser prejudiciais para o nível de glicemia do corpo, conforme publicou o Portal Prepara Enem.

Com isso, os candidatos podem ter fadiga e redução do nível de concentração, o que atrapalha em qualquer prova. Dia de Enem também não é propício para comer coisas “novas”, que o corpo ainda não está habituado.

Por ser um evento importante para o futuro do participante, a ansiedade pode afetar o sistema gastrointestinal e até levar a uma incômoda dor de barriga. Neste caso, a orientação é evitar alimentos gordurosos, frituras, açúcares, leites e derivados.

O que levar para comer?

A escolha dos alimentos para serem consumidos durante as provas do Enem é fundamental, segundo nutricionistas ouvidos pelo Brasil Escola, que elencaram os produtos recomendados para levar nos dias de prova do Enem:

  • Frutas, tais como a banana e a maçã;
  • Barra de proteínas;
  • Sanduíche natural;
  • Chocolates com maior teor de cacau;
  • Castanhas;
  • Iogurtes proteicos.

A recomendação é escolher carboidratos saudáveis na hora do exame, pois eles são rapidamente absorvidos pelo organismo, garantindo energia de forma mais rápida ao corpo. Além disso, para manter o corpo hidratado durante o exame, recomenda-se levar uma garrafa d’água.

O segundo dia de provas do Enem será em 20 de novembro. Nesta etapa, os participantes realizarão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. Serão 45 questões em cada área do conhecimento.

#Gabaritei

Para ajudar quem vai fazer a prova, o Jornal Midiamax vem publicando desde segunda-feira (7) uma série de dicas de professores especialistas no exame.

O #Gabaritei aborda diferentes temas que podem cair em todas as avaliações. O Jornal Midiamax convidou professores especialistas que gravam conteúdos no Estúdio Multimídia do jornal. Todo o conteúdo exclusivo das aulas é transmitido nas redes sociais, com um tema específico por dia.

Até esta quinta-feira, foram abordados os temas de HistóriaGeografiaLíngua Portuguesa e Literatura (clique no tema para conferir a aula). Na sexta-feira (11), a aula será sobre a Redação.