Pular para o conteúdo
Cotidiano

Compartilhar memes na internet pode render multa e levar à prisão; saiba quando a brincadeira vira crime em MS

Criador e propagador podem sofrer sanções judiciais pelo simples ato de clicar no botão ‘compartilhar’
Gabriel Neves -
Compartilhar memes internet
Imagem ilustrativa

A afirmação de que vivemos no mundo digital pode ser considerada ultrapassada. A realidade não precisa ser apresentada. Na busca incansável por likes, reações, visualizações e uma suposta aceitação virtual, as pessoas podem ultrapassar limites legais, resultando na implicação de crimes com condenações milionárias, além da possibilidade de prisão. Como no ‘universo dos memes‘, onde a chacota parece não possuir limites.

Memes comumente compartilhados na ascensão das redes sociais
Memes comumente compartilhados na ascensão das redes sociais. (Foto: Reprodução)

No início, pequenas piadas e imagens de desenhos eram suficientes para retirar gargalhadas dos internautas e conquistar uma legião de seguidores. Hoje, insuficientes, a demanda é por histórias reais, piadas reais, memes reais que muitas vezes podem ultrapassar a tênue linha entre brincadeira e crime.

Recentemente, o deu palco a um caso envolvendo três pessoas afetadas de diferentes formas, sem questionar o prejuízo emocional causado a esses personagens. Um morador de rua se envolvendo sexualmente com uma mulher casada, a história perfeita para a internet que, não surpreendentemente, ‘viralizou’ em todo o país. O resultado foi um morador de rua em ascensão, uma esposa em busca de tratamento e um marido que se transformou em chacota para milhões de pessoas.

De acordo com o advogado Diego Moraes de Matos, existe um limite onde o se torna crime, limite definido pela vítima ou personagem principal da ‘chacota’. “Desde a carta magna de 1988 é estabelecido que o indivíduo tem direito à proteção de sua imagem. Hoje, pessoas sem responsabilidade ou formação técnica ultrapassam o que a lei permite”, comentou.

“Agora existem leis específicas, onde é dito que o direito à imagem é passível de alguém usar de forma não autorizada a ser criado e verificado a existência de uma vítima, onde podemos concluir haver um crime nessa situação”, comentou o advogado. Matos também cita o caso do morador de rua como exemplo e afirma que o marido é uma vítima, por conta das piadas que vêm sofrendo, e poderia acionar a justiça, caso sentisse necessidade.

Morador de rua durante entrevista após se tornar meme na internet
Morador de rua durante entrevista após se tornar meme na . (Foto: Reprodução/Metrópoles)

“Ultrapassar o limite, é passível da pessoa ser incriminada”, enfatizou. O advogado comenta que os casos possuem nuances variadas e devem ser analisados separadamente. “Podem ocorrer fatos que não causam situação vexatória, visto por terceiros como engraçados e parar por aí”, salientou o advogado.

Ele explica que a ação se torna criminosa quando o personagem explorado no vídeo ou imagem se sente em situação vexatória, incômoda ou humilhante. “Essa pessoa pode procurar a justiça e pedir a indexação devida”, explicou. Diego Moraes comenta que o primeiro passo é a pessoa procurar uma delegacia para registrar o crime, após isso o caso será enviado para a justiça, que decidirá a quantia da indenização, cujo pagamento se torna responsabilidade do autor do meme. Além das multas, Diego comenta que a pessoa também pode ser condenada de 6 meses a 2 anos de reclusão.

Compartilhar também é crime

Com a facilidade de repassar uma mensagem, foto ou vídeo, é comum o sentimento de isenção em relação ao crime. Diego explica que tanto o autor como aqueles que compartilham determinado conteúdo vexatório estão sujeitos a responderem pelo mesmo crime, até mesmo em casos onde não existe a intenção de menosprezar ou envergonhar a pessoa exposta.

“Uma vez que, por sucessivas reproduções, as pessoas respondem pelo mesmo dispositivo que está sendo caracterizado por um crime”, disse. Segundo o profissional, a mudança é relacionada ao tamanho da pena ou então nos valores das indenizações. “Quem compartilha possui menos culpa, no sentido de responder por um crime, do que aquele que gravou, armazenou e publicou o vídeo na internet”, finalizou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Aberto pela chuva, buraco na avenida Nelly Martins é fechado após 24 horas

Irmã de Chico Buarque, cantora Cristina morre aos 74 anos

Seguem abertas inscrições para concurso da Conab com vagas para MS

Garupa morre após motociclista atropelar capivara na MS-450

Notícias mais lidas agora

Restaurada há 4 meses, alagamento danificou estrutura da BR-267

Missa Páscoa 2022

Confira a programação: Domingo de Páscoa celebra a Ressurreição do Senhor

moradores

Mais de mil pessoas vivem em situação de rua em Campo Grande, mostra estudo

VÍDEO: Ladrão é pego no flagra tentando furtar mercado e leva susto de proprietário

Últimas Notícias

Polícia

Homem é encontrado morto com suspeita de atropelamento na BR-163 em MS

Polícia suspeita que a vítima tenha sido atropelada por condutor que fugiu sem prestar socorro

Polícia

Homem é agredido por seguranças ao tentar separar briga de clientes em restaurante

Vítima disse que os fatos ocorreram em um restaurante no Parque dos Poderes por volta das 18 horas de sábado (19)

Cotidiano

Após fortes chuvas, campanha arrecada doações para famílias desabrigadas em Campo Grande

As doações incluem alimentos não perecíveis, roupas de frio, cobertores e colchões

Cotidiano

No domingo de Páscoa, fiéis se reúnem em feira para celebração com bispo Dom Vitório

Cerca de 100 pessoas compareceram ao local para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo