Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com superlotação, Hospital Universitário da UFGD atinge capacidade limite na UTI Neonatal

Foi necessário bloquear seis leitos da UTI adulto para acomodação provisória de bebês
Ranziel Oliveira -
Entrada do Hospital Universitário da UFGD. - (Foto: Divulgação)

O HU- (Hospital Universitário da Federal da Grande ) esgotou completamente a capacidade técnica para acomodar novas internações de bebês na Neonatologia (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Cuidados Intermediários – UTI Neo e UCI Neonatal), nesta segunda-feira (28). Com isso, foi necessário bloquear os seis leitos da UTI Adulto para destinar aquele espaço físico à acomodação provisória da UTI Neo.

Nos últimos dias, a superlotação da Neonatologia tem chegado quase ao dobro da capacidade. Na segunda-feira, eram 19 bebês internados na unidade, que tem capacidade instalada para 10 leitos, e 27 bebês na UCI, cuja capacidade é de 15 leitos. 

Com o bloqueio dos seis leitos da UTI Adulto, novas internações nesse setor estão suspensas. “É uma situação limite, resultado da superlotação crônica da UTI Neonatal, e estamos fazendo todo o possível para encontrar uma solução definitiva”, afirma o superintendente do HU-UFGD, Hermeto Paschoalick.

Tratativas

Na manhã desta terça-feira (29), o HU-UFGD notificou o bloqueio dos leitos de UTI Adulto à Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, a Central de Regulação do Município, e ao Ministério Público Estadual e Federal, instâncias que já vinham acompanhando a situação. A previsão inicial é a de manter o bloqueio dos leitos de UTI Adulto por pelo menos 15 dias, com a regulação dos pacientes para outra unidade hospitalar, e, nesse prazo, reavaliar a situação. “Contamos com a cooperação de toda a rede, pois a situação é crítica”, comenta o superintendente.

O HU-UFGD conta com o único serviço de pronto-atendimento em ginecologia e obstetrícia (Maternidade) e o único em Neonatologia 100% SUS no município de Dourados, além de ser referência em atendimentos de alta complexidade na linha materno-infantil para toda a macrorregião, que compreende 33 municípios.

Desde setembro de 2013, o HU-UFGD é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ligada ao MEC (Ministério da Educação), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil começa a exigir visto para EUA, Canadá e Austrália nesta quinta

Google notifica polícia de armazenamento de pornografia infantil e homem é preso em MS

UE decide pausar contramedidas a tarifas dos EUA por 90 dias

Homem tenta esfaquear filha e é agredido a pauladas pelo genro em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

David Chita quer se entregar e delação pode mudar rumo de Reinaldo na Vostok

VÍDEO: Perseguição policial termina com tiroteio no São Lourenço

tereza cristina adriane lopes

“Quem está atacando vai ter que engolir”, diz Tereza sobre Adriane Lopes

humap golpe

Hospital Universitário oferece atendimentos gratuitos em comemoração aos 50 anos

Últimas Notícias

Sem Categoria

Casa sustentável é inaugurada na Expogrande, como vitrine de boas práticas do agronegócio

Construção será iniciada já no segundo trimestre deste ano e funcionará como escritório e vitrine de boas práticas

Trânsito

Álcool e direção: Em 2024, 2 mil motoristas foram autuados por embriaguez ao volante nas rodovias de MS

Em 2024, só nas rodovias federais, 520 foram autuados em flagrante e 1.585 autuados por recusa do teste do bafômetro com sianis de embriaguez

Famosos

Lembra dele? Mickey Rourke surge irreconhecível no Big Brother britânico

Galã dos anos 80, Mickey Rourke virou assunto nas redes sociais ao surgir irreconhecível no Big Brother britânico após um combo de procedimentos

MidiaMAIS

Vem aí: João Gomes, Luísa Sonza, Titãs, Michel Teló e mais artistas farão shows ‘gratuitos’ em MS

Lista de atrações confirmadas também prevê shows de Elba Ramalho, Seu Jorge, Linker, Alcione, Pixote e diversos outros nomes