Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com obra em fase final, USF do Jardim Presidente deve ser entregue em 30 dias

Unidade vai beneficiar mais de 12 mil pessoas da Mata do Segredo e região
Mariane Chianezi -
Foto: Divulgação

irá ganhar mais uma unidade de Atenção Primária, a 74ª unidade básica e de saúde da família. Retomada após sete anos parada, a obra da unidade de saúde da família (USF) do Bairro Presidente está em fase final e deve ser entregue nos próximos 30 dias. Em funcionamento, a unidade vai beneficiar mais de 12 mil pessoas da Mata do Segredo e região.

A obra da unidade faz parte do programa do Requalifica UBS e foi iniciada em 2012, sendo paralisada em 2015. Em razão de entraves contratuais houve a necessidade da abertura de um novo processo licitatório, o que fez com que a execução pudesse ser retomada neste ano.

Conforme o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a unidade deve funcionar com três equipes de saúde da família, que é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativos, agentes de saúde, dentistas, entre outros profissionais.

“Além de assegurar a assistência a toda a comunidade, o funcionamento desta unidade deve contribuir para desafogar as que ficam no entorno que acabam tendo que absorver a demanda daquela área de abrangência. Desta forma, há um impacto muito positivo na qualidade do serviço e do atendimento a mais de 12 mil pessoas da região”, diz.

Ele destaca ainda que a entrega da unidade de saúde do faz parte do compromisso da gestão com a população campo-grandense, sendo a 11ª e penúltima obra inacabada que será entregue.

“Até 2024 iremos entregar a última obra que estava parada, no Jardim Perdizes. Será a décima segunda entregue pela gestão, assim garantindo um serviço de melhor qualidade e mais digno para a nossa população”, diz.

Nos últimos cinco anos, dez novas unidades de saúde, além de três clínicas da família, foram inauguradas em Campo Grande, ampliando assim o acesso e levando assistência de qualidade a mais de 150 mil pessoas das sete regiões urbanas da cidade. São obras esperadas há mais de 30 anos pela população.

A cobertura de estratégia de saúde foi ampliada de 35% para 75%, saindo da última para a quinta posição entre as capitais. Além da estruturação da rede, com a inauguração de novas unidades, convocação de mais de 1,4 mil novos profissionais aprovados em concurso e o incremento das equipes e das residências multiprofissional e médica em saúde da família foram fundamentais neste processo.

A expectativa é de que nos próximos anos seja possível iniciar novos projetos, incluindo a construção de duas novas unidades, nos bairros Jockey Clube e Nova Esperança. O cronograma da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) prevê ainda obra de reforma e ampliação em mais de 20 unidades, incluindo as UPAs e o Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Confusão com corredor de ônibus termina em acidente entre Meriva e BMW na Rui Barbosa

Dólar fecha em baixa de 0,26%, a R$ 5,5472, com ajustes e alta do petróleo

Comerciantes reclamam de cheiro ‘insuportável’ de lixo jogado em terreno baldio no Iracy Coelho

TCE-MS reprova contas de ex-prefeito de Bela Vista por descumprir metas fiscais

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Casa Branca rebate Lula: Trump não quer ser ‘imperador do mundo’, mas ‘presidente forte’

Últimas Notícias

Sem Categoria

Fim de semana terá bloqueio da BR-163 para obra de anel viário

O bloqueio ocorrerá ao longo do dia, entre os kms 484 e 486, próximo à antiga Uniderp Agrárias

Esportes

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

Na próxima sexta-feira (18) o basquete brasileiro estreia nas quadras

Trânsito

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Motorista fez conversão a esquerda, quando a moto, na faixa de ônibus, atingiu a traseira do veículo

Mundo

Chile: terremoto de magnitude 5,1 atinge região de minas de cobre no norte do país, diz EMSC

Não há registro de feridos