Cufa fecha parcerias para levar serviços e entretenimento para favelas em Campo Grande

Parcerias foram fechadas para 2022

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Evento realizado com comunidades carentes pela Central Única das Favelas
Evento realizado com comunidades carentes pela Central Única das Favelas

Para ajudar as comunidades carentes de Campo Grande em 2022, a Cufa (Central Única das Favelas) de Mato Grosso do Sul fechou parcerias com a Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e a Defensoria Pública do Estado, por meio do Nudem (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher).

A gestora da entidade na Capital, Leticia Polidorio, de 33 anos, explicou como funcionarão essas novas parcerias. “Além da parte social, a Cufa realiza festas para levar cultura e entretenimento às comunidades: Favela Show, Favela literário, Black Tal. Esse ano a Sectur irá ajudar com a parte da estrutura, banheiro, palco, iluminação e som”, disse ela.

No âmbito da defensoria, o objetivo é instruir as mulheres sobre os seus direitos e a violência doméstica. “O Nudem está escrevendo um projeto para as lideranças femininas das favelas de Campo Grande. O objetivo é ensinar essas mulheres a ficarem alertas a violência doméstica e maus-tratos. Vamos empoderar essas lideranças com seus direitos e seus lugares na sociedade”, disse ela.

Sobre a importância das parcerias, a gestora acredita que as medidas irão auxiliar para um futuro melhor para as comunidades. “É importante ter essa ligação com Secretaria de Cultura, pra conseguirmos chegar na periferia e realizar mais eventos. Com a defensoria, acreditamos que reunindo essas mulheres e dividindo nossas dores e dificuldades quanto mulher, podemos mudar a realidade. Existe um índice muito grande de violência e maus-tratos nas favelas.  Com essa semente nas lideranças femininas, acreditamos que colheremos bons frutos no futuro. Elas terão orientação e saberão ajudar aquelas que pedirem por socorro”, explicou.

Leticia Polidorio informou que a parceria com a Sectur é para todo o ano de 2022, e deve começar a partir do próximo evento organizado pela Cufa. Já o projeto da defensoria, deve ficar pronto no dia 31 de março. Iniciando com uma turma reduzida de 10 mulheres.

Conteúdos relacionados

Bolsa Família (Divulgação, Roberta Aline - MDS)