Coletivo prepara ato alusivo ao dia mundial sem carro e carta-compromisso para candidatos

Candidatos a cargos eletivos são convidados a assinar a carta-compromisso da Campanha Mobilidade Sustentável

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Reprodução/MS Gov)

Na quinta-feira (22), Campo Grande terá um ato alusivo ao Dia Mundial sem Carro entre 15h30 e 19h30, na esquina da rua 14 de Julho com a avenida Afonso Pena (calçada da praça Ary Coelho). Além disso, os candidatos a cargos eletivos foram convidados a assinar a carta-compromisso da Campanha Mobilidade Sustentável.

A ação é realizada pelo coletivo Bici nos Planos Campo Grande e Dourados. Durante o ato haverá distribuição de materiais informativos, adesivos e da troca de ideias com o público que circula pela praça, sobre a dependência de alguns meios de transporte. Também haverá uma pedalada pela cidade, saindo do Relógio Central (avenida Calógeras com Afonso Pena) às 19h.

Candidatos a todos os cargos eletivos deste pleito poderão assinar a carta-compromisso da Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições. Ao assinar se comprometem a atender aos princípios e recursos da mobilidade sustentável, como os deslocamentos a pé, de bicicleta ou transporte público coletivo, acessível e universal, que contemple adequadamente as necessidades específicas de todas as populações, inclusive de pessoas com deficiência.

O voluntário Aldo Alvarenga afirma que todos os candidatos foram convidados para assinar o documento e participar da ação e até o momento houve a adesão de 33 deles à assinatura. A campanha é apartidária, para participar, basta ter interesse em assumir os compromissos apontados na carta.

São 12 objetivos que deverão ser trabalhados pelo executivo e dez, pelos legislativos estadual e federal. Os objetivos contemplam sinalização e infraestrutura, incentivo a empresas fornecedoras de suportes para que os funcionários usem a bicicleta como meio de transporte, incentivo ao cicloturismo, à fabricação de bicicletas e de suas partes em território nacional, apoio à realização de campanhas educativas para motoristas de automóveis, respeito às diretrizes de políticas públicas e planos nacionais já existentes, entre outras propostas.

Em Campo Grande, o Bici surgiu em 2015, com a ação Bicicleta nos Planos (também de abrangência nacional) cujo objetivo era juntar ciclistas para acompanhar a revisão do plano diretor das cidades, à época, Campo Grande era a única capital do Brasil que já contava com um plano de mobilidade, por isto, a cidade foi escolhida como o local de lançamento da Bicicleta nos Planos.

Mais informações nos sites https://bicinosplanoscg.wordpress.com/ e https://uniaodeciclistas.org.br/.

Conteúdos relacionados

chuva
bolsa família