Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cirurgias de cateterismo, litotripsia e urodinâmica são inclusos na Caravana da Saúde

Exames farão parte do programa Examina MS e Opera MS
Arquivo -
Expectativa é de realizar quase 3 mil procedimentos na edição.
Expectativa é de realizar quase 3 mil procedimentos na edição.

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (12) que irá inclui entre os procedimentos da nova fase da Caravana da Saúde os exames de cateterismo, litotripsia e urodinâmica, além de operações de ortopedia. Eles farão parte do “Examina MS” e “Opera MS”, que visam reduzir a fila de espera na saúde pública de Mato Grosso do Sul.

A nossa etapa da edição prevista para seguir até outubro deste ano, nas unidades hospitalares e clínicas médicas credenciadas pelo Estado. A expectativa é que sejam realizados 1.227 exames de cateterismo, 400 procedimentos de litotripsia (exame de pedra nos rins realizada por ultrassom) e 1.353 de urodinâmica. Estão previstos mais de 70 mil procedimentos médicos de média e alta complexidade, em duas modalidades.

Segundo a secretaria estão non planejamento que devem ser feitos atendimentos eventuais ou mutirões, no período de janeiro a abril deste ano. Caberá às secretarias municipais de Saúde, juntamente com os estabelecimentos de saúde, fazerem as adesões ao programa estadual a partir de 17 a 21 de janeiro.

A regulação do acesso dos pacientes atendidos no programa será feita pelo sistema do Core (Complexo Regulador Estadual) e a para solicitação de a Cera (Central Estadual de Regulação Ambulatorial) dará preferência aos casos de maior gravidade e maior tempo de inserção no sistema.

Para esta edição é previsto repasse de R$ 120 milhões de investimentos para a Caravana da Saúde A SES poderá, a qualquer tempo, repactuar os limites financeiros programados ou fazer o remanejamento para os municípios ou unidades de saúde contratadas. Também terá aval para alterar o rol de procedimentos para melhorar a execução do programa.

Entre as cirurgias se destacam as ortopédicas, vasculares, oftalmológicas, de otorrinolaringologia e urológicas. No rol de exames aparecem ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, ultrassonografias, cardiovasculares, de cintilografia, endoscopia e colonoscopia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Kim Kardashian se forma em Direito após seis anos de estudos

Empresas de MS terão mais um ano para adotar novas medidas de segurança no trabalho

girona mexicano futebol setor privado

Liga dos Campeões terá Manchester City e Chelsea após vitória na última rodada do Inglês

Populares em MS, câmeras de vigilância importadas acendem alerta para risco de invasões

Notícias mais lidas agora

MP acusa Imasul de ‘fechar os olhos’ para instalação de indústria sem licença em MS

nasa park

Nasa Park: Justiça nega recurso e mantém indenização à família que perdeu tudo

Passada seca histórica, Pantanal revive com água e caminha para cheia

Após briga, jovem é atropelado, arrastado por mais de 4 metros e morto no Caiobá II

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Brad Pitt resgata visual icônico com cabelo raspado, duas décadas depois

Brad Pitt voltou ao visual com cabelo raspado! O ator, que está se preparando para iniciar a turnê de divulgação de seu filme sobre Fórmula 1, foi visto dirigindo por Los Angeles com o novo corte. Brad havia aparecido com o cabelo raspado em 2004 para o filme Sr. & Sra. Smith, e esse se … Continued

Emprego e Concurso

Procurando emprego? Funsat oferta mais de mil vagas na Capital

As oportunidades ofertadas pela Funsat atendem diferentes níveis de escolaridade e podem ser preenchidas sem aviso prévio

Le Blog Maria Antonia

Sequência de ‘O Diabo Veste Prada’ ganha data de estreia em 2026

Foram anos de espera até que “O Diabo Veste Prada 2” fosse oficializado e, agora, a Disney finalmente confirmou a data de estreia do longa para 1 de maio de 2026. Foto : Reprodução/ Rede Social

Brasil

Há 18 investigações de suspeita de gripe aviária em andamento no País

MS saiu da lista de casos suspeitos