Cidades em MS voltam a recomendar máscaras contra Covid e correm para ampliar vacinação
País registra aumento no número de casos e está sob alerta de possível nova onda da doença
Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com o aumento de casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul, cidades do Estado voltam a recomendar o uso de máscaras de proteção contra a doença. Além disso, reforçam campanhas de vacinação de crianças e o reforço vacinal para adultos.
Na última semana, MS registrou 285 novos casos de Covid. São 40,7 casos em média nos últimos sete dias, mais que o dobro da semana anterior, quando o Estado registrava 18,1.
Conforme o Painel Mais Saúde, 1.081 pessoas morreram por Covid em MS neste ano. Os dados foram atualizados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta segunda-feira (21).
Então, atentos aos novos casos, municípios de MS começam a recomendar novamente máscaras de proteção. É o caso de Campo Grande, onde a prefeita Adriane Lopes (Patriota) não descarta a obrigatoriedade.
Contudo, a máscara voltará a ser obrigatória “só se tiver aumento de casos de Covid”, disse Adriane. No Estado, as máscaras também são recomendadas e obrigatoriedade segue descartada.
Obrigatoriedade em unidades de saúde
Além da Capital, Ribas do Rio Pardo também adotou a recomendação do uso de máscaras na cidade. Segundo a prefeitura, o município possui 106 casos confirmados neste ano.
Assim, recomenda o uso da proteção em todos os ambientes fechados. Além disso, retomou o uso obrigatório de máscaras em unidades de saúde de Ribas. A disponibilização de álcool 70% também voltou a ser obrigatória para mercados e o comércio em geral.
Nioaque e Selvíria também estão de olho na doença e já retomaram o uso obrigatório de máscaras em postos, hospitais e unidades de saúde dos municípios. A prefeitura de Selvíria reforçou o decreto de março de 2022, que instituiu a medida.
Enquanto Nioaque publicou decreto em 11 de novembro deste ano. A prefeitura tornou obrigatório o uso de máscaras em unidades de saúde por 60 dias.
Vacinação nas cidades de MS
Então, na tentativa de diminuir a contaminação, cidades de MS reforçam a vacinação. Além de destacar a vacinação das crianças e bebês contra Covid, municípios pedem que adultos completem o ciclo vacinal.
Quase dois anos após a primeira pessoa ser vacinada contra a covid-19 em Mato Grosso do Sul, a procura pelo imunizante apresentou drástica queda nas unidades de saúde do Estado. Com segundo reforço liberado para pessoas acima de 30 anos, o total de imunizados com esquema vacinal completo soma pouco mais de 10% do público-alvo no Estado.
No Estado, 2.839.188 pessoas estão aptas a receber a vacinas, porém, até a manhã desta segunda-feira (21) apenas 285.885 estão protegidas.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Funcionário do Detran morre em hospital após acidente entre motos
Acidente foi entre duas motos, uma moto BMW e uma Honda Biz
PF realiza operação contra crimes de abuso sexual infantil em Campo Grande
Mandado de busca e apreensão foi cumprido em Campo Grande
Orçamento terá bloqueio em torno de R$ 5 bilhões, diz ministro
Número foi passado pela Casa Civil na reunião da Junta de Execução Orçamentária
Internacional vence o Vasco em São Januário e chega a 15 jogos de invencibilidade no Brasileiro
Vasco voltou a perder diante do seu torcedor em São Januário
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.