Pular para o conteúdo
Cotidiano

Casa da Mulher Brasileira comemora 7 anos e novos membros do Conselho Municipal de Direitos

No Dia Internacional da Mulher evento reuniu autoridades para comemorar atendimentos
Arquivo -

No Dia Internacional delas, a Casa da Mulher Brasileira, a primeira do país e instalada em , comemorou nesta terça-feira (7) a posse dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e os sete anos de atendimento pelo apoio as vítimas que sofreram violência doméstica com acolhimento, enfretamento e valorização do público feminino.

[Colocar ALT]
subsecretária Municipal de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini. (Foto: Henrique Arakaki)

A subsecretária Municipal de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini, destacou que desde a entrega da inauguração, a casa sofria com a falta da sala do Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), entregue em 2020. Vítimas precisam se deslocar até outra unidade da Capital para os exames, o que acabava “perdendo” a continuidade do processo criminal, por exemplo, mulheres que não tinham condições de comprar passagem de ônibus ou não ter com quem deixar os filhos, não retornava. Sendo assim, confirmação e provas também podem se perder no processo pela demora. 

Agora, para a sala de atendimento, o setor aguarda a contração de um médico legista, que deve ser selecionado em breve. Ela entregou placas de moção para delegados, juízes e representantes de comerciantes que auxiliaram no trabalho da Casa.

A juíza Jaqueline Machado, da 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, elogiou o trabalho dos funcionários nesses anos. “Ajudaram ao menos uma mulher vítima de violência”. Ela também ressaltou que o poder público evitou o encerramento das atividades, através da implantação de novos serviços destinados à mulher.

“Pessoas precisam entender que o é um ato político, porque através dele chegamos aqui hoje. O movimento agrega o direito das mulheres. Através de outras pudemos ter voz. Também não deve ter rivalidade feminina. Uma mulher que assume um posto de poder e não puxar outras mulheres está produzindo o patriarcado”, disse.

Em discurso, a representante pediu ainda para o apoio também surgisse dos homens, evitando atitudes corrosivas, como piadas sexistas, falas misóginas e críticas às mulheres em grupos de amigos, no WhatsApp.

O prefeito acompanhou a solenidade dando o parabéns a todas presentes. “Sou um prefeito feminista, convoco a se levantarem comigo e brigar por essa causa”.

Atendimentos

A Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande já realizou 1.279 atendimentos com retorno e 16.472 encaminhamento aos demais setores que apoiam uma vítima, como o psicossocial, acompanhamento psicossocial continuado, Vara da Violência Doméstica e Familiar, Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, Promotoria de Justiça, e Patrulha Maria da Penha, Polícia Militar, Autonomia econômica, brinquedoteca, alojamento e setor de transporte.

Apenas em fevereiro deste ano, foram feitas 427 abordagens da PM às vítimas, 510 encaminhamentos para Defensoria Pública e 4.137 atendimentos psicossociais.  

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flaco dá assistência, mas passa em ‘branco’ na goleada da Argentina em amistoso com Porto Rico

Acusada de tentativa de homicídio, vereadora na fronteira perde mandato

Nova temporada do NBB é lançada oficialmente em São Paulo

nova andradina

TRE-MS absolve prefeito e vice de Nova Andradina acusados por abuso dos meios de comunicação

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

‘Iria mexer com a rotina da cidade’: professor da Maria Constança revela sonho para o vôlei após Supercopa

consórcio guaicurus

Consórcio Guaicurus ameaça suspender vale-transporte se Justiça não anular multas

Aneel envia equipe ao Paraná para apurar origem de apagão

Últimas Notícias

Trânsito

Menino de 8 anos é flagrado dirigindo BMW no Paraguai

O incidente gerou preocupação entre moradores e autoridades

Brasil

STF suspende decisões que impediam bloqueios de terras para prevenir desmatamento no Pantanal

A decisão cautelar foi tomada na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental

Polícia

Dois são flagrados em pesca subaquática no Rio Sucuriú

Os equipamentos utilizados na pesca foram apreendidos

Polícia

Professor acusado de estuprar criança é transferido ao presídio

A Justiça já tinha convertido o flagrante em prisão preventiva