Pular para o conteúdo
Cotidiano

Casa da Mulher Brasileira comemora 7 anos e novos membros do Conselho Municipal de Direitos

No Dia Internacional da Mulher evento reuniu autoridades para comemorar atendimentos
Arquivo -

No Dia Internacional delas, a Casa da Mulher Brasileira, a primeira do país e instalada em , comemorou nesta terça-feira (7) a posse dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e os sete anos de atendimento pelo apoio as vítimas que sofreram violência doméstica com acolhimento, enfretamento e valorização do público feminino.

[Colocar ALT]
subsecretária Municipal de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini. (Foto: Henrique Arakaki)

A subsecretária Municipal de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini, destacou que desde a entrega da inauguração, a casa sofria com a falta da sala do Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), entregue em 2020. Vítimas precisam se deslocar até outra unidade da Capital para os exames, o que acabava “perdendo” a continuidade do processo criminal, por exemplo, mulheres que não tinham condições de comprar passagem de ônibus ou não ter com quem deixar os filhos, não retornava. Sendo assim, confirmação e provas também podem se perder no processo pela demora. 

Agora, para a sala de atendimento, o setor aguarda a contração de um médico legista, que deve ser selecionado em breve. Ela entregou placas de moção para delegados, juízes e representantes de comerciantes que auxiliaram no trabalho da Casa.

A juíza Jaqueline Machado, da 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, elogiou o trabalho dos funcionários nesses anos. “Ajudaram ao menos uma mulher vítima de violência”. Ela também ressaltou que o poder público evitou o encerramento das atividades, através da implantação de novos serviços destinados à mulher.

“Pessoas precisam entender que o é um ato político, porque através dele chegamos aqui hoje. O movimento agrega o direito das mulheres. Através de outras pudemos ter voz. Também não deve ter rivalidade feminina. Uma mulher que assume um posto de poder e não puxar outras mulheres está produzindo o patriarcado”, disse.

Em discurso, a representante pediu ainda para o apoio também surgisse dos homens, evitando atitudes corrosivas, como piadas sexistas, falas misóginas e críticas às mulheres em grupos de amigos, no WhatsApp.

O prefeito acompanhou a solenidade dando o parabéns a todas presentes. “Sou um prefeito feminista, convoco a se levantarem comigo e brigar por essa causa”.

Atendimentos

A Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande já realizou 1.279 atendimentos com retorno e 16.472 encaminhamento aos demais setores que apoiam uma vítima, como o psicossocial, acompanhamento psicossocial continuado, Vara da Violência Doméstica e Familiar, Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, Promotoria de Justiça, e Patrulha Maria da Penha, Polícia Militar, Autonomia econômica, brinquedoteca, alojamento e setor de transporte.

Apenas em fevereiro deste ano, foram feitas 427 abordagens da PM às vítimas, 510 encaminhamentos para Defensoria Pública e 4.137 atendimentos psicossociais.  

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bolsonaro indica Tarcísio e mais 14 testemunhas em processo no STF

Novo ônibus é entregue para a Justiça Itinerante de Campo Grande

AGU acusa Meta de enriquecer com anúncios fraudulentos em suas redes

inss

Auditoria do INSS aponta 1,9 milhão de pedidos para excluir desconto

Notícias mais lidas agora

Por dez dias, MPMS escapa de processo no Conselhão por inércia no caso JBS

especialista ar-condicionado

Especialista critica falta de ar-condicionado em ônibus do Consórcio em depoimento na CPI

voluntario linchado por alimentar gatos de rua

Voluntário é hostilizado por alimentar animais de rua: ‘melhor remédio é veneno’

Homem é preso após tentar fugir da polícia no Centro de Três Lagoas

Últimas Notícias

Esportes

Contas de 2024 são reprovadas após passivo crescer R$ 829 mi e Melo pode cair no Corinthians

130 votos favoráveis à reprovação e 73 contra

Trânsito

Motorista bêbado perde controle da direção e bate Saveiro em poste

Cruzamento das ruas Paulo Dolens com Valdemar Ferreira da Silva

Brasil

INSS: Justiça aponta liberação irregular de descontos para a Contag

No total, 11 associações são investigadas

Cotidiano

Defensoria Pública MS anuncia investimento em tecnologia com IA

Visando tornar os processos internos mais eficientes