Pular para o conteúdo
Cotidiano

Caravana da Saúde realizou 6 mil procedimentos entre exames e cirurgias em MS

Foram 1.624 cirurgias eletivas e 5.252 exames de média e alta complexidade
Arquivo -

A Caravana da Saúde ‘OPERA MS’ e ‘EXAMINA MS’, edição 2021/2022, já realizou 6.876 procedimentos em todo o Estado, sendo 1.624 cirurgias eletivas e 5.252 exames de média e alta complexidade. Houve uma desaceleração no atendimento por conta do recrudescimento da pandemia da Covid-19 e para evitar o avanço da doença em Mato Grosso do Sul.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, os dados se referem apenas aos procedimentos realizados em hospitais públicos do Estado que fizeram adesão ao programa. “Nós estamos avançando com o programa em Mato Grosso do Sul, mas devido ao aumento dos casos de Covid-19 e de que registramos nestes dois primeiros meses de 2022, requereu das unidades hospitalares públicas, uma atenção especial, onde tiveram que considerar a taxa de ocupação de leitos para a realização de cirurgias eletivas. Mas acredito que iniciamos um processo de estabilidade com tendência de queda da Covid, assim, espero que os números de cirurgias possam aumentar no Estado”.

Conforme o balanço do ‘OPERA MS’ realizado pela Secretaria de Estado de Saúde – 1.624 cirurgias com sete especialidades foram realizadas em hospitais públicos de 16 municípios que fizeram a adesão ao ‘OPERA MS’. Veja quais são:

Cirurgias Gerais 581 foram realizadas em 14 municípios do Estado (Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Caarapó, Costa Rica, Coxim, Fátima do Sul, Itaporã, Ivinhema, Maracaju, Naviraí, , e Três Lagoas), sendo o maior número de cirurgias realizadas no município de Aparecida do Taboado com 229 cirurgias gerais realizadas até o presente momento.

Cirurgias Ginecológicas 155 foram realizadas em nove municípios do Estado (Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Fátima do Sul, Itaporã, Ivinhema, Maracaju, Naviraí, Santa Rita do Pardo), sendo 75 procedimentos cirúrgicos ginecológicos realizados em Aparecida do Taboado.

Cirurgias Oftalmológicas 745 procedimentos foram realizados em oito municípios do Estado (Anastácio, Aparecida do Taboado, Bonito, Camapuã, Fátima do Sul, Ivinhema, Naviraí e Santa Rita do Pardo), sendo Santa Rita do Pardo responsável pelo maior número de cirurgias realizadas com 171 procedimentos.

Cirurgias Ortopédicas foram realizadas em seis municípios (Aparecida do Taboado, Caarapó, Coxim, Maracaju e Santa Rita do Pardo) com 97 procedimentos. Os municípios de Coxim (com 30 procedimentos) e Maracaju (com 26 procedimentos) foram o que realizam o maior número de cirurgias sobre esta especialidade até o momento.

Cirurgias Vasculares 39 procedimentos foram realizados em três municípios do Estado, sendo Costa Rica, Coxim e Fátima do Sul que registra o maior número de procedimentos com 30 cirurgias realizadas.

Costa Rica realizou um procedimento de Cirurgia Urológica e mais seis procedimentos de Cirurgias de Otorrinolaringológicas.

‘EXAMINA MS’ 

Conforme o balanço do ‘EXAMINA MS’ realizado pela Secretaria de Estado de Saúde – 5.252 exames de média e alta complexidade em cinco especialidades que foram realizadas em clínicas médicas de cinco municípios que fizeram a adesão ao ‘EXAMINA MS’. Veja quais são:

Ultrassons – 2.155 exames foram realizados em dois municípios Aparecida do Taboado e Dourados, sendo este último responsável pela execução de 2.155 procedimentos realizados.

Ressonância Magnética – 2.057 exames foram realizados em três municípios: Corumbá, Ponta Porã e Dourados, sendo este último responsável pela execução de 1.799 procedimentos realizados.

Tomografia Computadorizada – 895 exames realizados em três municípios: Aparecida do Taboado, Maracaju e Dourados, sendo este último responsável pela execução de 728 procedimentos realizados.

Dourados também foi responsável pela realização de 122 exames de Eletroencefalograma e 23 exames de Densitometria.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Esfaqueado que ficou gravemente ferido em Dourados é integrante do PCC, diz polícia

Tataravô dos dinossauros? Um dos mais antigos répteis gigantes do Brasil é achado

Marquinhos espera que seleção se adapte rapidamente a Ancelotti

Caminhão com 20 mil pacotes de cigarros contrabandeados é apreendido na MS-299

Notícias mais lidas agora

Relatório pago pelo Consórcio Guaicurus esconde ônibus velhos e ‘fecha olhos’ para lucro milionário

MPMS reprova 100% dos candidatos de concurso para promotor e concorrentes suspeitam de arrecadação

ambulâncias

Após denúncia, MPF quer informações sobre ambulâncias paradas em Campo Grande

Saída de MC Poze do Rodo do presídio é marcada por tumulto

Últimas Notícias

Cotidiano

Reincidente, dono de bar é condenado a pagar R$ 50 mil por poluição sonora

Condenação é devido a uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público

Brasil

Resultado da primeira etapa do Revalida 2025 é publicado

Em maio, o Inep publicou o edital da segunda etapa da primeira edição de 2025 do Revalida

Polícia

Motorista bêbado bate em carros estacionados e deixa um ferido

O motorista transitava em alta velocidade quando aconteceu o aacidente

Esportes

SP Open confirma presença de Bia Haddad, Luisa Stefani e Laura Pigossi

A venda de ingressos começa este mês, sendo que a entrada será gratuita para as partidas do qualifying