Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campanha de vacina contra a gripe termina nesta semana e apenas 27% do público foi imunizado

No ano passado, público infantil atingiu meta de 90%,
Karina Campos -
vacina gripe
Imagem ilustrativa

Faltam poucos dias para o encerramento da campanha de vacinação contra em . Entretanto, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou, nesta quarta-feira (1°), que o último levantamento, realizado na sexta-feira (27), aponta que menos de 30% do público alvo foi imunizado.

Segundo o balanço, das 295 mil pessoas estimadas pelo Ministério da Saúde, apenas 81.874 de moradores que se encaixam nos critérios de prioridade foram imunizados, o que corresponde a 27,73% deste grupo.

A baixa adesão da população é mais alta comparada ao mesmo período do ano passado, pois, em 2021, por exemplo, quando apenas o grupo de crianças conseguiu atingir a meta de 90%. O preconizado pelo Ministério é que cada um dos 16 públicos alvos atinja esta marca.

Na Capital, 37 óbitos já roam registrados neste ano em decorrência da Influenza. “A vacina que está sendo aplicada nesta campanha já está atualizada e previne justamente contra esta cepa do vírus circulante”, alerta o secretário da pasta, José Mauro Filho.

Ele ainda relembra que, naquele momento atípico de surto da Influenza, muita gente buscou pela vacina que ainda estava disponível, mas é necessário receber esta nova dose, já que aquela não protegia contra o vírus H3N2 que circula no momento.

“Quando a população deixa de se vacinar, facilita a circulação do vírus naquele território, e foi exatamente o que aconteceu entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, quando foram registrados a maior parte destes óbitos”, conclui o secretário.

Quem deve se vacinar contra gripe?

A Campanha encerra na próxima sexta-feira (03) e todas as 72 unidades de saúde da cidade estão com estoques do imunizante, sendo que qualquer pessoa que faça parte do grupo prioritário poderá se imunizar.

Trabalhadores da saúde e idosos são alguns dos públicos que devem se vacinar até o final da semana. Crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós parto, População indígena, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades e as que tenham deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, Forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema penitenciário, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas também precisam buscar por uma unidade de saúde.

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) ficam com as salas de vacinas abertas das 7h30 às 11h e das 13h às 16h45. Alguns destes locais possuem horário estendido, aplicando as vacinas também em horário de almoço ou até mais tarde que o habitual.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Chuva intensa volta a alagar Avenida dos Cafezais em frente a posto de saúde

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

‘Agredido’ e ‘puxado pelo braço’: Vendedor ambulante denuncia vigilante de supermercado

Ruas de rio: Chuva de 15 minutos deixa vias alagadas em bairro de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

ffms réus

Justiça valida destituição de Cezário e enterra tentativa de voltar ao cargo ‘no tapetão’

Abertas disputas da Copa Brasil de Tênis de Mesa em Campo Grande com 445 atletas inscritos

Últimas Notícias

Sem Categoria

Ex-atriz da Globo encontrada pedindo esmola em Minas Gerais é avó da atriz norte-americana Mia Goth

Após perder dinheiro que acumulou durante a vida, atriz estaria "confusa" e "sem rumo" pelas ruas de Jacutinga (MG)

Política

“Decisiva para pacote de obras”, diz Ovando sobre emenda de R$ 10 milhões para Campo Grande

Vice-presidente do PP destacou parceria do partido com a gestão da prefeita de Campo Grande

Mundo

Transportadoras marítimas cancelam viagens aos EUA

Agravamento de guerra comercial motivou cancelamentos

Brasil

Motorista que matou jovens na faixa de pedestre acumula 71 pontos na CNH

Testemunhas alegaram que Brendo estava participando de racha