Pular para o conteúdo
Cotidiano

Avião que voou baixo em Campo Grande é do modelo que vai resgatar brasileiros da Ucrânia

FAB fez mistério sobre o motivo do treinamento no céu da Capital
Arquivo -

O avião militar KC-390 Millenium, que sobrevoou entre prédios no Centro de , na quinta-feira (3), é do mesmo que será usado em ajuda humanitária a brasileiros que vivem na Ucrânica e estão refugiados na Polônia. A ajuda da FAB (Força Aérea Brasileira) parte na segunda-feira (7).

Na quinta, campo-grandenses ficaram surpresos e não entenderam o motivo da aeronave estar voando tão baixo e perto dos prédios do centro da Capital. Foi possível ver o avião de regiões como Moreninhas, Vida Nova, e diversos outros bairros.

A FAB já tinha divulgado que dois aviões deste mesmo modelo estavam sendo preparados para a missão na Polônia e a previsão inicial é que a aeronave multimissão parta da Base Aérea de Brasília na segunda a tarde, com destino a Varsóvia, onde os cidadãos brasileiros embarcarão.

No voo de ida, serão transportadas 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária a ser doado pelo . A previsão é que o KC-390 retorne ao Brasil na próxima quinta-feira (10), pela manhã.

“As aeronaves são do mesmo modelo utilizado em outras missões humanitárias internacionais: o transporte de donativos para as vítimas da explosão em Beirute, capital do Líbano, em 2020; e o apoio emergencial à tragédia causada pelo terremoto ocorrido em agosto de 2021 no “, publicou a FAB no Twitter.

Foto: Divulgação/ FAB

 

Além desta aeronave, um outro avião está preparado para, caso necessário, participar da missão de resgate. Os dois aviões são do mesmo modelo já empregado em outras missões humanitárias internacionais, como o transporte de donativos brasileiros para as vítimas da explosão em Beirute, em 2020, e o apoio emergencial ao Haiti após o terremoto ocorrido em 2021.

Voo em Campo Grande

De acordo com a (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), o motivo do voo baixo do modelo era um treinamento militar, que envolvia o Exército e a Aeronáutica. A empresa informou ao Jornal Midiamax que existe todo um protocolo para o tratamento ser iniciado e que os militares estão voando em baixa altura, porém, com toda segurança.

Apesar de esclarecer a razão do voo baixo, a Infraero não revelou e nem deu detalhes da motivação do treinamento militar. Procurada pelo Jornal Midiamax, a FAB não respondeu se o treinamento ou o avião tem relação com a missão de repatreamento dos brasileiros da Ucrânia. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cacá pede ajuda a Chico para encontrar filho: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 15/04/2025

Clarice encontra foto na bolsa de Zélia: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 15/04/2025

concurso

Resultado final do concurso dos Correios é homologado

Economia brasileira ficou estagnada em fevereiro, mostra prévia da FGV

Notícias mais lidas agora

Mesmo sob mira da Corregedoria, ex-PGJ Alexandre Magno quer vaga no CNMP

Pais de bebê morta por broncopneumonia tem prisão decretada em Campo Grande

Investigadora de Polícia Civil é encontrada morta dentro de casa no interior de MS

VÍDEO: Incêndio destrói casa na Vila Nova Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Polícia faz ‘caçada’ a ex-marido que esfaqueou professora 8 vezes em MS

Professora foi transferida para Santa Casa de Campo Grande

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Morosidade em prisão de ex-senador expõe incoerência do STF

Supremo só piora sua imagem popular com a morosidade

Charge

Perigo constante

TV & Novela

Maria de Fátima é dispensada por produtor após discussão: Resumo vale Tudo, capítulo do dia 15/04/2025

Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta terça-feira (15)