Após semana com tempo desértico, Mato Grosso do Sul terá tempestade com granizo

São esperados ventos de até 60 quilômetros por hora, conforme alerta do Inmet

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
chuva
Tempestade deve atingir cidades de MS. (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

Depois de Mato Grosso do Sul registrar dias com altas temperaturas e até umidade do ar de deserto, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) coloca o Estado em alerta de tempestade com previsão de temporal, ventania e até chuva de granizo. 

Além de 62 municípios de Mato Grosso do Sul, o alerta também é válido para Santa Catarina, Paraná e pequeno trecho do Rio Grande do Sul. O período mais crítico será entre a madrugada e a manhã de sexta-feira (11), onde rajadas de ventos podem atingir 60 quilômetros por hora, com acumulado de chuva de 50 milímetros no dia. 

A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estarão em alerta para atender eventuais ocorrências de alagamentos. Por causa da queda de galhos e descargas elétricas, a recomendação é não se abrigar ou estacionar veículos embaixo de árvores e placas metálicas. 

Nesta quinta-feira (10), o aviso do Inmet foi em razão dos baixos níveis de umidade relativa do ar, que variaram entre 30% e 20%, índice considerado prejudicial à saúde. Segundo o Instituto, o tempo está propício à queimadas e doenças respiratórias. O recomendado é redobrar cuidados com umidificação dos ambientes e hidratação.

Aviso divulgado pelo Inmet. (Foto: Divulgação)

Conteúdos relacionados

dengue
rota bioceânica