Após especulações sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 usar questões repetidas de edições anteriores, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) conseguiu montar uma prova somente com questões inéditas.

O exame será aplicado nos próximos dias 13 e 20 de novembro para mais de 43,5 mil estudantes em Mato Grosso do Sul. De acordo com o publicado pelo UOL, o Inep afirmou que a avaliação deste ano foi construída “seguindo os mesmos critérios e procedimentos das edições anteriores”.

As polêmicas sobre as repetições foram levantadas após servidores avisarem à presidência do instituto sobre a escassez de perguntas do BNI (Banco Nacional de Itens) para o exame. O banco reúne questões aprovadas para uso na prova.

De acordo com o UOL, o Enem 2022 foi montado sem repetir questões de anos anteriores, mas há perguntas que não passaram por pré-testes. De acordo com os servidores ouvidos pela reportagem, o problema é ter uma porcentagem maior de perguntas não testadas do que de previamente testadas.

Questionada oficialmente sobre os pré-testes, o Inep disse que “qualquer informação sobre a entrada de itens novos no BNI é de caráter sigiloso”.