MS tem queda de 72% nas mortes por covid mesmo após decreto que desobriga uso das máscaras
Os números de contaminação e hospitalização também caíram em torno de 62% no mesmo período
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Depois de 20 dias do decreto estadual que colocou fim à obrigatoriedade do uso das máscaras em Mato Grosso do Sul, o número de mortes caiu 72% em comparação com os dias que antecederam o fim do uso dos equipamentos de proteção individual. Os números de contaminação e hospitalização também caíram.
Conforme os dados dos boletins epidemiológicos da SES (Secretaria de Estado de Saúde), no dia 18 de fevereiro, 20 dias antes do anúncio do fim das máscaras, eram registrados 10.183 óbitos pelo vírus. No dia 10 de março, eram 10.430 mortes, ou seja, ao longo do período foram 247 mortes registradas.
Após a definição da medida, 20 dias depois, o número de mortes que o boletim epidemiológico registra é de 10.499 mortes. Ou seja, 69 mortes após decreto.
Casos confirmados despencam
Os meses de janeiro e fevereiro foram marcados por uma onda de infecção pela Covid. Hospitais lotados, leitos ocupados e grande demanda por exames. No dia 18 de fevereiro, 20 dias antes do decreto do fim do uso das máscaras, o boletim epidemiológico registrava 478.055 confirmações da doença.
No dia 10 de março, quando o Governo do Estado anunciava a “queda das máscaras”, a SES divulgava que 511.191 confirmações de Covid. Ou seja, 33.136 casos a mais de pessoas infectadas em MS.
Vinte dias depois, em 30 de março, haviam 524.074 casos totais confirmados do vírus. Desta forma, após a liberação das máscaras, foram relatados mais 12.883. Uma queda de 61% no período analisado.
Número de internações cai
Não só a quantidade de óbitos e casos confirmados de pessoas infectadas caíram após o decreto do fim do uso das máscaras, mas também o número de internações.
Em MS, no dia 18, a macrorregião de Campo Grande tinha uma ocupação de leitos de 91%, sendo 33% de pacientes com contaminados com Covid internados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
No dia da publicação do decreto, havia uma taxa de ocupação de 78%. E 17% do total correspondia a pacientes internados com complicações da doença. Já no dia 30 de março, seguindo a análise de 20 dias depois, a ocupação global era de 73%, sendo 9%, apenas, de pacientes com covid.
As internações de pacientes infectados pela Covid também foram menores nas macrorregiões de Dourados, Três Lagoas e Corumbá.
O boletim epidemiológico do dia 18 de fevereiro pode ser acessado aqui, do dia 10 de março, aqui, e do dia 30 de março, aqui.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
VÍDEO: Bombeira passa por trote com banho de óleo queimado após virar comandante em MS
Capitã não foi poupada em trote que é tradição no Grupamento de Operações Aéreas
VÍDEO: Salgadeiro morre após ter motocicleta atingida por carreta na BR-163 em MS
Vítima teria dito que iria em sua casa buscar mais salgados para vender e, quando saía do posto, houve o acidente
VÍDEO: Agente de saúde parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
Ladrão foi embora sem celular roubado, sem veículo e todo rasgado
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.