Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após 20 anos, Cifra Vigilância quita dívidas com trabalhadores de MS

Acordo aconteceu após mediação do MPT-MS
Karina Campos -
coletivo
Coletiva entre ex-funcionários e a empresa acontecem desde novembro (Foto: Divulgação/MPT-MS)

Depois de uma espera de 20 anos, cerca de 128 ex-funcionários da empresa Cifra Vigilância irão receber os acordos trabalhistas, das unidades de e . Os trabalhadores foram localizados após buscas pelas e apoio da imprensa.

O acordo aconteceu por intermédio do (Ministério Público do em Mato Grosso do Sul), o que soma crédito trabalhista de R$ 751 aos funcionários que trabalharam na entre 1965 e 2021.

Acordos individuais para estabelecer o valor do pagamento vêm ocorrendo desde novembro, e foram conduzidos pelo procurador do Trabalho Paulo Douglas de Moraes na presença do filho do proprietário e representante legal da empresa, o advogado Breno Moura. A última audiência coletiva neste sentido foi realizada na sexta-feira (2), na sede do MPT-MS, em Campo Grande.

Em Dourados, as audiências foram nos dias 3 e 4 de novembro, pactuando que o montante a ser recebido por cada ex-funcionário, ou seus herdeiros, deve ser depositado em conta informada pelo beneficiado até cinco dias depois da homologação do acordo. Quanto aos ex-empregados da Capital, os valores deverão ser pagos até o dia 15 deste mês, conforme o acordo firmado entre as partes.

De acordo com o MPT-MS, há décadas a Cifra Vigilância responde judicialmente pelo não cumprimento das obrigações trabalhistas dos empregados e pagamento de indenizações dos demitidos, especialmente em meados de 2016, quando faleceu o fundador da empresa, e ocorreram demissões em massa.

Parte do imbróglio trabalhista da empresa começou a ter fim em junho deste ano, quando Breno Moura procurou o Ministério Público do Trabalho com o intuito de estabelecer a conciliação sobre o pagamento dos direitos individuais dos trabalhadores desligados até o ano de 1999.

Moraes, procurador responsável pelo procedimento em face da empresa, designou audiência e, com base nos autos do processo, determinou o levantamento dos nomes dos empregados da Cifra e valores devidos a cada um deles.

Com a listagem dos nomes, o ministério organizou cronograma de audiências coletivas, nas quais os trabalhadores foram informados sobre o crédito trabalhista e o interesse em acordo com a empresa.

Esta etapa do processo envolveu uma busca ativa destes ex-empregados por parte da Cifra Vigilância, por meio de ampla divulgação nas redes sociais e imprensa local.

Foram agendadas as audiências realizadas em novembro e na última sexta-feira, quando os empregados assinaram os respectivos acordos individuais e informaram as contas bancárias para depósito do dinheiro.

Aos 75 anos, o aposentado Silvio Barbosa Pereira foi surpreendido com a notícia de que o pagamento sairia antes do Natal. Ele trabalhou na Cifra Vigilância entre 1987 e 1999 e, acompanhado da filha, compareceu à Sede do MPT-MS para assinar o acordo.

“É um dinheiro que eu nem contava receber. Fiquei sabendo deste pagamento por causa de um primo meu, que também trabalhou na empresa e viu que eles estavam convocando pela internet. Estava precisando muito, porque estou com um problema de saúde e esse dinheiro vai para o tratamento”, conta.

Breno Moura conta que trabalhou na empresa e tem “como meta de vida” pagar todos os direitos aos antigos colegas de empresa. “Convivi com a maior parte destes trabalhadores e estabeleci como meta pagar a todos. Primeiro porque entendo a responsabilidade que tenho com estas pessoas e porque não quero que a história do meu pai tenha qualquer tipo de mácula”, pontua.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

IFMS divulga locais de prova dos concursos para docentes e técnicos

Com bênção das rosas e venda do bolo de Santa Rita, Paróquia realiza tradicional celebração na Capital

VÍDEO: Após ‘caramelo’ ser atropelado, moradores pedem por quebra-molas no Jardim Vida Nova

Lançamento em cervejaria de Campo Grande divulga livro “O Borco e a Furna”, de Yuri Zacra

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

cedraz ministro tcu

Ministro do TCU destaca incertezas em proposta de leilão da BR-163 e histórico falho da CCR

Conselheira foi atacada com foice após discussão sobre possibilidade de reavaliação da guarda de criança

Últimas Notícias

Famosos

Monique Evans se reconcilia com a filha após desentendimentos

Monique Evans chegou a ser bloqueada por Bárbara Evans nas redes sociais

Brasil

CCJ do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo

PEC previa o aumento do mandato dos senadores de oito para dez anos, mas a CCJ decidiu reduzir o tempo para cinco anos

Mundo

Netanyahu anuncia morte de líder do Hamas: estamos prontos para encerrar guerra

Netanyahu prometeu retornar todos os reféns para Israel e confirmou que 20 deles ainda estão vivos

Brasil

AGU calcula que pedidos de reembolso de aposentados do INSS já somam R$ 1 bi

O valor é uma estimativa baseada nos cerca de 1,7 milhão de beneficiários que informaram