Pular para o conteúdo
Cotidiano

Apesar de aumento de casos de Covid e Influenza, universidades mantêm aulas presenciais em MS

Instituições também não devem exigir 'passaporte' da vacina para alunos
Arquivo -

Após quase dois anos de incertezas durante a pandemia, as universidades em se prepararam para o ano letivo de 2022. Apesar do aumento de casos de Covid e Influenza, as instituições públicas e particulares mantêm a definição de aulas presenciais em Mato Grosso do Sul. 

Aliada à campanha de vacinação, que soma quase 74% dos moradores totalmente imunizados em MS, as universidades e faculdades afirmaram que vão manter o calendário do ano letivo de 2022 com as aulas presenciais, seguindo ‘à risca’ as medidas de biossegurança nos campus. 

A ( Federal de Mato Grosso do Sul) informou em nota que o retorno das aulas está marcado para 7 de março de 2022, de forma presencial, ‘com uso obrigatório de máscara, álcool e sabão para higienização’, mas que todo o processo de matrícula e renovação de matrícula continua online. Além disso, afirmou que não haverá exigência de comprovação de vacinação dos acadêmicos.

“A UFMS foi a primeira do país na elaboração do Plano de Biossegurança, com diretrizes para todos os campus, de acordo com as condições sanitárias de cada município e as políticas municipais de prevenção. A Universidade também criou o vacinômetro para monitoramento da cobertura vacinal da comunidade universitária”, diz trecho de nota. O Plano de Biossegurança da universidade está disponível em ufms.br/coronavirus.

À reportagem, a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), também afirmou que, a princípio, as aulas presenciais estão mantidas para o começo de março. “As diretrizes deste retorno para aulas presenciais seguirão os protocolos de biossegurança instituídos pela Universidade no âmbito do Comitê de Assuntos em Urgências e Emergências em Saúde (CAUES). Também serão respeitadas as condições sanitárias de cada cidade, visto que a UEMS tem natureza multicampi, estando presente em 28 municípios do MS, sendo 15 Unidades Universitárias próprias e 13 Polos EaD”, pontuou.

Assim como a Uniderp, que informou retornar com as atividades presenciais a partir de 2022, reforçando as medidas de biossegurança. “A partir de 2022, o retorno das aulas presenciais de todos os cursos e de todas as atividades acadêmicas, bem como atividades administrativas, está autorizado seguindo as regras do Decreto Municipal nº 14.903/21 e do plano de biossegurança da instituição, podendo ser alterado conforme deliberação do poder público através das informações da Secretaria de Saúde”, disse.

Por meio de nota, a Unigran também afirmou que mantém as aulas presenciais e que acompanha a situação com o Ministério da Educação, Governo do Estado e Prefeitura Municipal. 

“A Unigran Capital conscientiza os seus acadêmicos e colaboradores a manter a vacinação regularizada. Por isso, aplicamos um questionário sobre a vacinação, e concluímos que mais de 90% dos nossos acadêmicos estão vacinados. Como a Prefeitura Municipal de Campo Grande ainda não definiu nada sobre a exigência de um passaporte de vacina, seguimos sem exigir também, porém estamos atentos a toda e qualquer mudança”, comentou.

A (Universidade Católica Dom Bosco) também foi contatada, mas até o fechamento desta matéria não havia se posicionado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Por R$ 2,5 milhões, Miranda terá nova creche e escola em 2026

“Se cair, mata alguém”: moradores da Capital temem queda de árvore em chamas

Vai sair? Confira as interdições deste fim de semana em Campo Grande

Vem aí? Britney Spears é cotada para megashow gratuito em Copacabana

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

VÍDEO: Colisão que terminou com morte teve moto arrastada por ambulância em rodovia

Carreta carregada com carne tomba no trevo de anel viário em Nova Andradina

Últimas Notícias

Trânsito

Equipe de ambulância envolvida em acidente com morte de jovem na BR-163 é afastada

Em nota, prefeitura de São Gabriel do Oeste disse que o motociclista atravessou repentinamente a pista

Famosos

Ana Maria Braga revela mágoa de Leonardo: ‘Não fala mais comigo’

Durante o Mais Você, Ana Maria Braga pegou todos de surpresa ao revelar uma briga com o cantor Leonardo; entenda o suposto motivo

Política

Bolsonaristas manifestam em Campo Grande e Dourados contra Moraes e Lula

Enquanto na Capital faixas marcam cruzamento de avenidas, em Dourados vice-prefeita adesiva carros

MidiaMAIS

VÍDEO: Mistérios cercam hotel desativado que ganhou fama de mal-assombrado em Dourados

Hotel foi desativado nos anos 2000 e hoje parece até cenário de filme de terror