Pular para o conteúdo
Cotidiano

Alívio e precipitação: Nas ruas, uso de máscaras nos ônibus divide opiniões em Campo Grande

Consórcio Guaicurus pediu, mas Prefeitura negou derrubar uso da proteção
Clayton Neves -
ônibus
Máscara segue obrigatória nos . (Foto: Arquivo/Midiamax)

Entre usuários do transporte coletivo de , o principal assunto desta sexta-feira (19) foi pedido do para desobrigar o uso de máscara nos , possibilidade já afastada pelo Município. Nas ruas, o tema dividiu opiniões de quem vê o fim das máscaras um alívio e de outros que ainda enxergam como algo precipitado.

“A covid ainda não acabou e justamente por isso não deveria tirar”, comenta Janete Moraes da Silva Barbosa, de 45 anos. A dona de casa afirma que, mesmo se a obrigatoriedade cair, ainda não se sente segura para deixar de usar a proteção. “Eu ainda uso em todos os lugares e vou continuar fazendo isso. Na minha casa ninguém pegou covid e acredito que esse cuidado influenciou”, comenta.

Ao contrário de Janete, Maria da Luz, de 56 anos, acredita que o tempo da máscara já passou. “Isso é um castigo para o povo. No calor é horrível e para quem usa óculos como eu, fica pior ainda”, relata.

A dona de casa conta que praticamente já não usa máscara no dia a dia e justifica a posição que tem. “Acho um absurdo manter a máscara só no ônibus enquanto tem um monte de show e aglomeração por aí. Concordo em usar máscara nos hospitais onde têm pessoas doentes e só”, finaliza.

Assim como ela, Leandra Aparecida Dias, de 46 anos, quer o fim da obrigatoriedade no transporte coletivo por acreditar que a medida tem pouca eficácia. “A maioria já não usa e quem usa põe a máscara errado, na boca e nariz”, pontuou a diarista que mantinha a máscara no queixo enquanto conversava com nossa equipe.

Para o analista Luiz Motta, de 40 anos, o momento ainda é de precaução. “Ainda não dá para ter segurança. O vírus ainda está propagando e pode ser que alguém ainda pegue e tenha complicações graves”, comenta. Ele afirma que continuará usando a proteção mesmo que isso deixe de ser obrigatório.

Continua obrigatório

O uso de máscaras no transporte coletivo de Campo Grande continuará obrigatório, conforme informou a Prefeitura Municipal, nesta sexta-feira (19). O Consórcio Guaicurus encaminhou, ontem (18), um documento para a Agetran (Agência Municipal de Transporte e de Campo Grande) pedindo o fim do uso do acessório nos ônibus sob a justificativa que há brigas entre jovens e idosos.

“Muitos jovens não usam e os idosos cobram, porque é obrigatório ainda. Aí gera um atrito já por causa da questão. O motorista precisa parar, intervir. Tem acontecido bastante”, disse na ocasião o gerente executivo do Consórcio, Robson Strengari.

Em resposta ao Midiamax, a Prefeitura reforçou ainda o uso de máscaras para grupos mais vulneráveis à contaminação de Covid-19.  “É recomendado também o uso para pessoas que fazem parte do chamado grupo de risco, como idosos e pessoas com comorbidades, bem aqueles que apresentam sintomas gripais”, informou o órgão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governo de MS encaminha PL para empresas regularizarem débitos

incêndio

VÍDEO: Incêndio em vegetação dura horas e fumaça invade pistas na Duque de Caxias

Papa Leão XIV completa 70 anos e manda mensagem aos fiéis

Venezuela acusa EUA de atacarem barco em sua zona marítima

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

Bolsonaro deixa prisão domiciliar e segue para hospital com escolta da PF

Com extensa ficha criminal, homem é morto a facadas em Ponta Porã

Últimas Notícias

Cotidiano

Ato de solidariedade: times se unem em apoio à atleta trans após desistência de adversárias

Campeonato segue na primeira fase mesmo após equipe desistir da disputa

Famosos

Acidente no set de Duro de Matar teria agravado demência de Bruce Willis

Estrela de Duro de Matar, Bruce Willis teria sofrido um acidente nos bastidores do filme que contribuiu para o avanço de sua doença neurodegenerativa

Cotidiano

Incêndio próximo ao Aeroporto dura mais de 24h e mobiliza duas viaturas do Corpo de Bombeiros

Fogo tinha sido controlado no sábado (13), mas área voltou a ter novos focos de incêndio

Trânsito

Acidente que vitimou três da mesma família teria ocorrido após a barra de direção da D10 quebrar, diz parente

Os ocupantes do Kia Serato estavam a caminho da chácara da família localizada na região de Quebra Coco