Aeronave para o de , destinada para controle de incêndios, será comprada com recursos de compensação ambiental. A informação foi repassada nesta segunda-feira (14), durante solenidade no hangar do Aeroporto Santa Maria, em .

Além de viaturas e embarcações, o Corpo de Bombeiros recebe duas aeronaves, modelo AIR-Tractor. Uma delas ainda será comprada e a autorização foi assinada pelo governador (PSDB). Mato Grosso do Sul é o terceiro estado do Brasil a fazer a aquisição do avião mais moderno do mundo no combate a incêndios.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Hugo Djan Leite, está há 26 anos na corporação e disse nunca ter visto o Corpo de Bombeiros em uma situação tão favorável, como a atual. “Muitas unidades tinham caminhões velho, diante de todas as dificuldades no combate aos incêndios em 2020 com a intensificação do fogo, agora a corporação tem viaturas, aviões e embarcações novas”.

De acordo com o secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, as aeronaves foram compradas com recursos de compensação ambiental e outras taxas de empresa. “A Semagro já tinha repassado uma e com essa autorização, vai ter mais uma aeronave”.

Segundo o secretário da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), Antonio Carlos Videira, os aviões são para enrobustecer a frota do Estado. “E também, para facilitar o deslocamento das equipes principalmente no momento de focos de incêndios ambientais”.

Na solenidade foram entregues 25 novas viaturas de auto salvamento, caminhonete para transporte das equipes e caminhão para transporte de combustível com capacidade de até 6 mil litros. Também foram entregues cinco lanchas para transporte de equipe.