Mais de 300 pessoas devem passar pela praça Ary Coelho no centro de Campo Grande nesta terça-feira (15). O público procura o atendimento do Procon-MS, que realiza uma ação especial de atendimento à população em alusão ao Dia Internacional do Consumidor.
Desde antes das 8h, quando iniciou a ação, as pessoas já esperavam pelo atendimento. Dona Antonia Moura, de 70 anos, foi até a praça em busca de uma solução para o problema que está tendo com a concessionária de abastecimento de esgoto de Campo Grande.
Segundo a idosa, ela não conseguiu contato com a empresa para alertá-los sobre um vazamento de água que estava interrompendo o fornecimento adequado do serviço.
![[Colocar ALT]](/media/uploads/procon_2.jpg)
“Eu tive que pagar um pedreiro para fazer o serviço. Além disso, fui multada por fazer uma ligação direta, já que precisava de água enquanto não arrumei o vazamento”, lamenta.
As empresas com maior número de reclamações foram a Energisa M/S – Distribuidora de Energia S.A, com 364 ocorrências, seguida da Águas Guariroba com 290, Mercadopago.com Representações LTDA, com 156, Banco Bradesco S.A, com 152, e OI Celular, com 121 reclamações.
Dentre as reclamações da Energisa, a maioria é de cobrança indevida/abusiva com 207 registros. Mesma situação da Águas Guariroba, empresa que cuida da água e esgoto de Campo Grande, que contabiliza 183 reclamações fundamentadas por cobrança indevida/abusiva.
Já seu Orestes Telles Moreira, de 88 anos, teve problema com a operadora de celular. “Eu cancelei o plano e estou há seis meses recebendo boleto com cobranças”.
Serviço
O Procon/MS ficará na praça Ary Coelho, das 8h até as 17h. Também terá atendimento de serviços essenciais de Água e Luz, com equipes das empresas Energisa e Águas Guariroba no local.
Outro lado
Em nota, a Energisa afirma que busca soluções para os problemas dos clientes e que, “das 364 reclamações consideradas fundamentadas pelo órgão de defesa do consumidor, 167 receberam a classificação de “fundamentada atendida”.
Conforme a concessionária, na maioria das vezes, as reclamações “estão acompanhadas de solicitações comerciais como parcelamento de débitos em condições diferenciadas”.
Ainda, a Energisa pontua que discorda do ranking do Procon, uma vez que alega ter grande número de clientes.
Para contato com a distribuidora, estão disponíveis as Agências de Atendimento presencial e os canais 24 horas: aplicativo de celular Energisa On, site (www.energisa.com.br), e call center. O aplicativo Energisa On pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos. Há ainda a Gisa, o atendimento via WhatsApp.