Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ação de combate à sífilis será realizada domingo no Clube Ubiratan

Campanha de combate à sífilis em Dourados terá palestras, orientações e testagem rápida feita por equipe multidisciplinar; ação será realizada no Ubiratan
Humberto Marques -
Campanha de combate à sífilis é realizada em Dourados. (Foto: Divulgação)
(Foto: Ilustrativa/ Divulgação)

Realizada no domingo (16), a Campanha Nacional de Combate à Sífilis terá ações em Dourados –a 226 km de – concentradas no Clube Ubiratan, das 13h às 18h. Serão oferecidas palestras, orientações e testagem rápida por equipe multidisciplinar.

O objetivo da campanha e atingir as metas do Plano de Ações e Metas 2022 do município, em relação à Política de Saúde em torno das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Com a campanha de combate à sífilis, espera-se garantir acesso da população ao diagnóstico da doença e de outras ISTs, bem como seu tratamento junto à Rede Básica de Saúde.

O Clube Ubitaran fica na Avenida Marcelino Pires, 5.326, Vila Industrial.

Na quinta-feira (20), das 8h às 13h, terá continuidade a campanha de combate a sífilis feita em parceria com o SEST/Senat na GWA Transportes Escolares, também com palestras e orientações e testagem rápida aos funcionários.

O que é e qual a forma de combate à sífilis

A sífilis é uma infecção causada por uma bactéria (Treponema pallidum), sendo transmitida por relação sexual com pessoa infectada (sífilis adquirida) ou para crianças durante a gestação ou parto (sífilis congênita).

Ela pode ser classificada como primária, secundária e terciária. O principal sinal da sífilis primária é uma lesão geralmente nos órgãos genitais, sem prurido e indolor e que pode passar sem ser percebida.

Sem tratamento, ela pode evoluir para sífilis secundária. Desta forma, pode apresentar sintomas como erupções na pele. Entre 15 e 25% dos casos podem evoluir para sífilis terciária, com comprometimento neurológico e cardiológico.

Quando a sífilis ocorre na gestação, é importante que a gestante receba tratamento adequado, assim como seu parceiro. No período da gestação, a doença pode provocar sérias complicações para a criança.

Assim, o diagnóstico precoce é considerado uma forma eficaz de controle, pois através dele é possível realizar o tratamento correto completo, que interrompe a cadeia de transmissão. Foram notificados 274 casos de sífilis adquirida em no ano passado, sendo que em 2022 até o mês de setembro foram diagnosticados 189.

Os eventos não alteram o funcionamento do serviço ambulatorial do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento), na Rua dos Missionários, 420, Jardim Caramuru. A unidade está aberta entre as 8h e 13h para testagem rápida de sífilis, HIV, B e C, bem como orientações quanto a ISTs ao longo do mês de outubro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Colômbia empata sem gols com o Peru e não ultrapassa o Brasil nas Eliminatórias

BC publica regras para evitar fraudes por empresas no Pix automático

BC publica regras para evitar fraudes por empresas no Pix automático

Vitória Miranda é campeã juvenil de simples e duplas em Roland Garros

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus tenta reduzir multa de R$ 150 mil por ônibus lotados na pandemia

ccr km perigoso br-163

Após aumento de pedágio, ANTT homologa Motiva como vencedora do leilão da BR-163

Gaeco inclui filha de Vanda Camilo em lista de alvos por escândalo de corrupção

Sucuri de 2,5 metros é resgatada após ficar presa no motor de camionete em MS

Últimas Notícias

Esportes

Venezuela bate Bolívia em dia de gol contra bizarro e é única ameaça por vaga direta do Brasil

O triunfo dos venezuelanos, em jogo com gol contra bizarro

Polícia

Familiares procuram por crianças que desapareceram na região do Coophavila II

As duas teriam sido vistas pela última vez na região do Coophavilla II

Brasil

Anvisa proíbe venda e consumo de três marcas de azeite

Com a proibição, as marcas não podem ser vendidas, distribuídas, fabricadas, importadas ou divulgadas

Polícia

Motorista de caminhão é preso com 102 Kg de cocaína na BR-262

Equipe encontrou vários tabletes de pasta base de cocaína