Os campo-grandenses foram surpreendidos na tarde desta sexta-feira (15) com a chegada de uma tempestade de poeira, semelhante aos relatos recentes em diferentes regiões do centro do Brasil. Vídeo feito do alto de um edifício na Rua Alagoas, região do Jardim dos Estados, registrou o momento em que a tempestade atingiu a região central de Campo Grande.

 

O vídeo foi feito por Regiane Miranda do alto do Atrium Corporate. Gravado com aceleração, ele permite visualizar a chegada e saída da nuvem de poeira, acompanhada de uma tempestade, que em certo momento escureceu completamente a região. O mesmo foi presenciado por moradores de outros bairros.

Confira o vídeo:

A tempestade de poeira atingiu a Capital depois das 14h com ventos que chegaram a 94,45 km/h, conforme medições divulgadas pelo meteorologista Natálio Abrão — havendo rajadas de 54 km/h e de 65,16 km/h, estas na região das Moreninhas.

 

Por volta das 15h, a nuvem de poeira reduziu para 800 metros a visibilidade em Campo Grande, forçando o Aeroporto Internacional de Campo Grande a ser fechado. Houve relatos de destelhamento e quedas de galhos e granizo — como na região do Lago do Amor. A chuva, por sua vez, caiu por poucos minutos.

 

Os maiores problemas vieram com a ventania. O foi acionado para remover árvores que caíram em diferentes regiões da cidade. Uma delas caiu na Avenida Mato Grosso, pouco acima da Via Parque, fechando totalmente a pista bairro-centro e atingindo um Toyota Corolla, que foi destruído — bem como a frente de uma residência.

 

Até o momento não há relatos de feridos. A meteorologia já previa a chegada de uma nova tempestade a Campo Grande, pouco mais de 24 horas depois de um temporal causar estragos em diferentes bairros. A chuva também causou problemas em Dourados, onde o prefeito Alan Guedes (Progressistas) anunciou que decretaria emergência.