Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Desmatamento na Serra de Maracaju aumenta enxurrada em área preservada e preocupa moradores

Desmatamento é legalizado pelo Imasul, mas estaria prejudicando áreas preservadas
Arquivo -

Um autorizado na região da Serra de , na MS-450 Estrada Parque Piraputanga, em , está causando preocupado dos moradores. Preocupados com uma área de preservação ambiental, onde há nascentes, córregos e grutas, a população diz que o desmatamento estaria prejudicando a região.

Conforme encaminhado ao Jornal Midiamax, o desmatamento na região, legalizado pelo (Instituto de de Mato Grosso do Sul), começou há pelo menos 30 dias e após o período, as águas dos córregos e riachos aos arredores começaram a ficar assoreados, com água turva e por vezes, com lama. 

“Por ser uma área de serra, é um local de terreno acidentado, com grotas, nascentes e veios d’água [córregos]. Caso não conseguirmos impedir esse desmatamento, em breve perderemos nossa fauna e flora, além da degradação das terras e poluição das águas das terras, e chácaras localizada a baixo dessa serra”, comentou moradora. 

A moradora questionou as normas ambientais cobradas dos sitiantes da região enquanto a área sofre o desmatamento. “Nós pobres produtores e chacareiros não podemos limpar nossas terras para plantio, pois não temos dinheiro para pagar a licença. E nem podemos colocar fogo em folhas e galhos para limpar nossos quintais”, disse. Ela também comentou que no ano passado, um incêndio consumiu parte da mesma vegetação.

O terreno estaria sendo desmatado para ser, em breve, uma plantação de soja. A reportagem entrou em contato com a PMA (Polícia Militar Ambiental) e foi informada que a área tem licença legal para poder desmatar. 

À reportagem, a PMA explicou que para uma área receber a autorização do Imasul para o desmatamento, é necessário a apresentação de um projeto ao órgão ambiental e se a área estiver em local possível de desmatamento, não sendo área de proteção, é realizado uma vistoria para poder liberar. Um técnico habilitado, sendo um agrônomo ou engenheiro florestal, realiza o projeto e se estiver dentro da legislação, é concedida a licença. 

O Midiamax aguarda uma cópia do documento permitindo a licença para o desmatamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

1869 – Corumbá transformada em zona franca

Após sequestrar a ex-mulher na fronteira com MS e ameaçá-la com pistola, homem se mata

Professor capota carro várias vezes após ultrapassagem de veículo na BR-060

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

Últimas Notícias

Cotidiano

Com manhã fria e tarde quente, tempo seco predomina em MS nesta terça-feira

Umidade relativa do ar oscila entre 15 e 30%

Polícia

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa  abandonada na fronteira com MS

Feto também ficou carbonizado

Bastidores

[ BASTIDORES ] Legenda sob nova direção terá que colocar ‘cada um no seu quadrado’

Com cenário eleitoral indefinido, partido inicia tratativas oficiais com possíveis nomes para 2026

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Agentes da PRF já foram avisados que em breve terão de usar câmeras corporais nos uniformes

As câmeras já passaram por testes em coletes e viaturas