VÍDEO: Com incêndios no Pantanal, presença de onças em Corumbá é cada vez mais frequente
Moradores avistam animais às margens do Rio Paraguai e especialistas afirmam que por enquanto situação não apresenta risco aos moradores
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os incêndios que se alastraram pelo Pantanal sul-mato-grossense ainda deixam rastros de destruição. Como consequência das queimadas em seu hábitat, onças chegam cada vez mais perto da cidade de Corumbá, em busca de alimento e água. Moradores da cidade pantaneira comentam que as aparições dos felinos às margens do Rio Paraguai estão cada vez mais frequentes.
Embora a presença dos animais possa preocupar os moradores, o IHP (Instituto Homem Pantaneiro) destaca que as onças vistas estão sem ferimentos ou outros problemas que possam necessitar regaste para tratamento.
Quatro onças teriam sido vistas na região do Rio Paraguai, próximo a Corumbá, sendo elas um macho, uma fêmea e dois filhotes.
O Programa Felinos Pantaneiros monitora os avistamentos dos animais e membros pontuam que, até o momento, as onças foram vistas sempre na margem oposta à cidade, em uma área onde a mata ciliar não foi consumida pelo fogo. Uma das razões para a aparição das onças no local é o deslocamento também de suas presas, como capivaras e jacarés.
O médico veterinário do IHP, Diego Viana, destaca que, com a recuperação da vegetação, os animais devem se deslocar para a mata novamente. “Vale lembrar que nós somos a maior cidade pantaneira e Corumbá reúne a maior população de onças-pintadas. Os pantaneiros são exemplos de que é possível conviver pacificamente com estes animais”, reforçou o veterinário ao portal de notícias Diário Corumbaense.
Confira o vídeo do momento da aparição de uma onça:
A orientação é que, caso algum morador ou turista aviste uma onça, ou saiba de um ataque a animais domésticos, entre imediatamente em contato com o IHP, por meio dos telefones (67) 99934-9787 e (67) 99987-0467.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CNJ adia decisão sobre desembargador de MS investigado por dar ‘brecha’ para fuga de chefão do PCC
Desembargador é citado em operação contra venda de sentenças
Levantamento da Conab revela aumento de 35,3% na produção de grãos em MS
Enquanto área plantada cresceu apenas 3% em relação à safra anterior, a produtividade teve incremento de 31,2% e a produção de 35,3%
Uma semana após medicamentos serem reabastecidos, fila continua grande no CEM
Pacientes afirmam que ficam até 3 horas em fila para retirar medicamentos
Luana Piovani revela aos seguidores que vai raspar o cabelo: “última lavadinha”
Piovani contou aos seguidores que estava lavando o cabelo pela última vez, antes de raspá-lo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.