Será que vale mesmo à pena criar um site profissional para uma empresa? Elaboramos um post completo, para você sanar todas as suas dúvidas sobre esse assunto. O site de uma empresa é um espaço digital personalizado, para a divulgação do negócio na web. Contudo, a explosão das revolucionou a comunicação das empresas com os clientes.  

Afinal de contas, é possível divulgar a empresa e produzir conteúdo sem gastar muito e tendo um grande alcance. Além de promover maior interação com os atuais e futuros clientes. Com isso, muitas vezes surge a dúvida se ainda vale a pena criar um site profissional para a empresa. A resposta para este questionamento é sim, vale a pena! Pois, ao contrário das redes sociais, o site é um canal seu, e não um espaço de terceiros onde você veicula conteúdo. 

Qual a importância de criar um site profissional? 

Criar um site profissional para o seu negócio pode ajudar a alavancar a sua empresa, aumentar sua clientela, entre muitas outras vantagens. 

Enfim, seja qual for o seu modelo de negócio, apostar na tecnologia pode fazer toda a diferença em muitos aspectos. E o site é um dos melhores espaços digitais para a empresa. Afinal de contas, ele permite um alcance muito maior do que imaginamos. 

Além disso, você pode personalizar o site conforme a identidade da sua empresa, melhorando a presença da sua marca na , atraindo clientes e passando credibilidade e confiança para o público. Aliás, vale frisar que não é preciso ser uma grande empresa para ter um site.  

Mesmo pequenas empresas ou profissionais autônomos têm muito a lucrar com essa ferramenta, para divulgar sua marca na internet, atrair novos clientes e melhorar o engajamento da sua marca com o público-alvo. 

Qual é o investimento para criar um site profissional? 

Quanto custa para criar um site?  Se essa também é a sua dúvida, então continue lendo. Pois neste texto vamos explicar de maneira simples e objetiva. O valor gasto vai depender um pouco do tipo de site e das funcionalidades. Sites de vendas online tendem a ser mais caros que sites institucionais, por exemplo. Os sites institucionais podem ter um valor médio variando entre R$ 1500,00 e R$ 5000,00.   

Contudo, criar sites ou aplicativos pode ser mais simples e mais barato do que se imagina. Afinal, existem empresas que oferecem esses serviços por um bom preço e com qualidade. Se você tem alguns conhecimentos técnicos pode até criar seu próprio site, o que reduz o custo com a contratação de uma empresa ou profissional da área.  

Neste caso, você precisa saber que terá que pagar por um domínio e uma hospedagem, para garantir o servidor onde ele ficará. Assim como o endereço para localizá-lo. Um domínio.com.br custa, em média, R$ 40,00 por ano. É possível comprar esses domínios no site Registro BR. Em contrapartida, o custo do servidor pode variar dependendo da velocidade e da qualidade escolhidos.  

No entanto, é possível encontrar hospedagens por menos de R$ 30,00 por mês para criar seu site no WordPress, por exemplo. Uma excelente opção para quem está iniciando. 

O que considerar ao criar um site profissional 

É importante frisar que para a criação de sites não há uma receita de bolo. Contudo, é preciso considerar alguns aspectos como: 

Site institucional 

O site institucional é o tipo mais simples que existe e, por isso, é o mais barato também. Afinal de contas, ele necessita de menos recursos.  É um site para falar sobre a empresa, apresentar detalhes de serviços ou produtos, e deixar um espaço para o esclarecimento de dúvidas de clientes. Dependendo da quantidade de páginas, você pode optar por um servidor mais barato. Pois ele não ficará pesado. 

E-commerce 

Para quem for lidar com E-commerce, e for preciso criar um site profissional da loja virtual, o valor será mais alto. Pois esse tipo de site exige uma mão de obra qualificada para a sua criação.  Afinal, ele conta com muitos recursos, como divulgação de produtos, opções de pagamento com segurança de dados, espaço para cupom de desconto, entre outros. 

Para pequenas lojas virtuais, que ainda estão começando, uma alternativa mais barata pode ser usar sites gerenciáveis, como o WordPress, e utilizar os Plugins de E-commerce.  Mas é apenas uma forma de adaptação, e não oferece todos os recursos como um site criado em uma plataforma específica para E-commerce. 

Catálogo 

O Catálogo online é um tipo de site que serve para apresentar produtos com mais facilidade na web. É uma excelente opção para divulgar os produtos da empresa. Ele pode ser criado em um site dinâmico, como os sites em WordPress.  Pois é fácil operar, facilitando a inserção de imagens ou vídeos na página, sem precisar de um programador. 

Também é possível criar o catálogo da sua empresa em um site responsivo, facilmente acessado por dispositivos como smartphones ou tablets, como se fossem aplicativos, direcionando para um subdomínio.   

Inclusão da ferramenta de  

Por fim, é importante manter o site integrado com outros canais de comunicação, melhorando a interação com o cliente. Para isso, a dica é incluir a ferramenta de WhatsApp na página do site, para facilitar a comunicação do cliente com a empresa. Com base nesses exemplos, entre outros, é que será definido o valor mais adequado para a criação de sites para empresas. 

Veja alguns exemplos para criar sites profissionais 

Site para advogados 

Existem escritórios que são especializados em benefício do INSS. As pessoas buscam muito esse tipo de serviço na internet. E manter um site ativo divulgando o seu serviço, pode ajudar a aumentar a sua clientela. 

Site para bancos 

Os bancos também não ficam mais de fora do ambiente digital. Existem vários sites de bancos na web que oferecem várias funcionalidades e serviços, com praticidade e conforto para os clientes.  

O site Minha BV, do Banco BV, é uma excelente opção. Afinal, oferece serviços por meio de site e aplicativo, para que os clientes entrem em contato com o banco pela internet com segurança e praticidade.  

Site para pet shop 

O mercado de pets também tem muito a ganhar com vendas online. O Pet Shop Bicho Treloso, por exemplo, oferece produtos para venda online, e mantém a marca conhecida por meio de sua presença na web. 

Site para clínica médica 

Hoje em dia, as pessoas têm procurado cada vez mais por serviços médicos pela internet. Afinal de contas, manter um site de sua clínica médica na internet, ajuda muito a atrair novos pacientes. 

Site para venda de imóveis 

As compras e vendas pela internet já são uma realidade. Anunciar imóveis na internet, é uma das melhores formas de fazer com que os imóveis à venda tenham grande visibilidade.  Para quem trabalha no ramo, o ideal é criar um site profissional, e não depender apenas de anúncios em sites de terceiros. Além de todos esses exemplos, a área de alimentação também está lucrando muito anunciando pela internet.  

Portal Franquias de açaí, por exemplo, oferece várias opções para os amantes de um bom açaí. Com isso, ele atrai muitos clientes, o que mostra a importância de estar presente na internet. Até mesmo os serviços urbanos, como energia, já oferecem opções na internet para acesso dos clientes. Hoje em dia, é possível entrar em contato com a Enel sem precisar sair de casa e enfrentar filas. Pois a empresa possui um site bem completo na internet. 

Portanto, fica evidente o quanto vale a pena manter a sua marca na internet ao criar um site profissional, para que o público encontre seu negócio com facilidade.