Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com retomada de viagens, Aeroporto de Campo Grande tem melhor ‘guinada’ desde o início da pandemia

Aeroporto passou por reforma milionária e aumentou a capacidade para 4,5 milhões de passageiros por ano
Arquivo -
Aeroporto vem registrando aumento no fluxo de passageiros
Aeroporto vem registrando aumento no fluxo de passageiros

Com a flexibilização das medidas de biossegurança e a reabertura dos lugares que antes estavam fechados devido ao coronavírus, o Aeroporto Internacional de registrou nos últimos três meses o melhor movimento, entre embarques e desembarques, desde o início da pandemia, em março de 2020. 

Conforme levantamento feito pelo Jornal Midiamax junto à transparência da (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), nos meses de julho, agosto e setembro deste ano, o local teve média de 96.338 passageiros passando pelo aeroporto. Neste mesmo período em 2020, esse dado foi de 42.359. 

De um ano para o outro, o recorte mostrou um aumento de 127% no movimento. Esse avanço nos números pode ser consequência do momento de retomada, com o avanço da vacinação e também a reabertura de empresas, comércios e de outros setores. Além disso, o número de assentos disponíveis nos aviões estava reduzido devido ao isolamento social, mas com as liberações, os voos começaram a operar com maior quantidade de passageiros. 

Os dados também revelam que aconteceram mais desembarques do que embarques em Campo Grande:

Mês (2021) Embarques Desembarques
Julho 44.725 46.912
Agosto 45.485 49.482
Setembro 50.290 52.120

 

Quase de volta à normalidade

Apesar dos números indicarem um aumento no fluxo do aeroporto, que passou por uma reforma de R$ 39,9 milhões, os números ainda não são compatíveis com os registrados em 2019. No período pré-pandemia, especificamente entre julho e setembro de 2019, a média de fluxo de passageiros era de 129.434, 34% maior que o registrado nesses meses em 2021.

Fonte: Infraero

 

De acordo com o levantamento feito pela reportagem, com a pandemia, o mês de setembro foi o que mais registrou movimento, no 3º trimestre tanto de 2020 quanto de 2021. No ano passado, mesmo sem a vacinação, uma aparente retomada começou neste período em Campo Grande, mas a flexibilização gerou aumento de casos e mortes, assim as medidas tiveram que ser endurecidas novamente. 

Esse fato pode ter levado a um aumento no fluxo do aeroporto em setembro de 2020, que registrou 28.065, 39.936 e 59.077, em julho, agosto e setembro, respectivamente. Neste ano, o último mês do trimestre teve fluxo de 102.410 pessoas, enquanto julho e agosto marcaram 91.637 e 94.967, respectivamente. 

Obra milionária

As obras no terminal começaram em outubro de 2019 com investimento de R$ 39,9 milhões, recursos oriundos do FNAC (Fundo Nacional de Aviação Civil) e terminaram quase dois anos depois.

Conforme informou a Infraero, a capacidade do terminal de passageiros, de 2,5 milhões por ano, passou para 4,5 milhões. A área total construída é 105,8% maior, aumentando de 7.215 m² para 14.852 m². As salas de embarque, doméstico e internacional, obtiveram um acréscimo de 178%; o saguão de 91,5%; e as áreas comerciais foram ampliadas em 86%.

Como o projeto previa diversas intervenções, o canal de inspeção de segurança também foi modificado, duplicando de tamanho. A Infraero revelou que atualmente o terminal possui quatro aparelhos de raios-x. O aeroporto da Capital também conta com nova área para check-in e novos sanitários.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira