A (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) divulgou nesta semana a abertura das inscrições para o Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEXT) na instituição. Somente os estudantes regularmente matriculados na universidade podem realizar cadastro para concorrer as bolsas.

O valor do benefício é de R$ 400 e o prazo limite para inscrição vai até o dia 20 de agosto. A proposta de bolsa deve ser preenchida pelo coordenador da ação de extensão e pode ser feita pelo site sigproj.ufms.br. É obrigatório o preenchimento de todos os campos requeridos no formulário em colaboração com o estudante a ser indicado como bolsista.

Auri Frübel, diretor da de Extensão, explica a relevância do programa. “O edital PIBEXT é de suma importância para os acadêmicos da UFMS, considerando que é por meio dele que selecionamos os alunos que receberam bolsas para participar de ações de extensão da nossa Universidade. Atualmente temos 228 bolsistas, mas podemos aumentar esse número até o final do ano”, disse o diretor.

A Liga Acadêmica Multidisciplinar em Saúde do Adolescente (LAMSA), atualmente tem o projeto de extensão AdoleSER, no qual estão interligadas duas ações de extensões, que foram contempladas pelo edital no início desse ano: “Mídias e educação em saúde para adolescentes e Saúde” e “Saúde e cidadania para adolescência”.

De acordo com Soraya Solon, coordenadora do projeto, na ação que trabalha especificamente com material educativo dentro das redes sociais, dos 50 estudantes que estão no programa, seis se candidataram no último edital e foram contemplados com quatro bolsas. Os outros ficaram como suplentes da bolsa e possivelmente serão enquadrados como estudantes voluntários de extensão.

“O grupo sempre está atento e concorre aos editais de bolsas de extensão, isso porque o recurso financeiro para o acadêmico realizar ou estar na extensão é muito importante. A bolsa também pode ajudar o aluno a organizar, adquirir o material que ele vai utilizar na extensão e, mais do que isso, a bolsa de extensão é um incentivo para que esse aluno se insira na extensão universitária”, avaliou Solon.

Para mais informações, basta acessar o edital por meio deste link. Orientações também podem ser requisitadas no e-mail diex.proece@ufms.br.