Cotidiano

Tem sintomas do coronavírus? Saiba como agendar e onde fazer o exame em Campo Grande

Na Capital, 24 unidades de saúde realizam o exame 'padrão ouro'

Mylena Rocha Publicado em 10/04/2021, às 11h35

Exame RT-PCR é considerado 'padrão ouro' para detectar coronavírus.
Exame RT-PCR é considerado 'padrão ouro' para detectar coronavírus. - Ilustrativa/PMCG

Para quem foi infectado pelo coronavírus, obter o diagnóstico cedo é muito importante. A recomendação das autoridades é que os pacientes procurem atendimento e um exame assim que apresentarem os primeiros sintomas. Em Campo Grande, há disponibilidade de testes rápidos e RT-PCR nos postos de saúde. Além disso, é possível tirar dúvidas ou até agendar o exame pelo telefone. 

A testagem rápida está disponível em todas as 72 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Capital. Neste teste o resultado sai em aproximadamente 20 minutos. Já para o teste RT-PCR, que é considerado o ‘padrão ouro’, é ofertado em 24 UBSs. Neste caso, o teste pode ser agendado pelo Disk Coronavírus (0800 647 0911).

O Disk Coronavírus funciona de segunda a segunda, das 8h às 18h. Pacientes também podem ligar para o canal de teleconsulta da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), das 7h às 19h no número 2020-2170. Ao ligar no número, o paciente ouvirá uma gravação explicativa sobre o coronavírus, principais sintomas e cuidados. A recepção será feita pelo videofonista que irá colher o histórico da pessoa, com base em um questionário pré-estabelecido, que será inserido no sistema. Posteriormente, o paciente será transferido para a equipe médica de teleatendimento.

É importante ressaltar que o teste rápido é indicado para pessoas que têm mais de sete dias de sintomas da covid-19. Já o RT-PCR é indicado para aqueles que estão com sintomas entre três e sete dias.

Onde fazer o teste para coronavírus? 

A testagem do RT-PCR está disponível nas seguintes unidades:

Segunda a sexta-feira: USF Cristo Redentor; USF Universitário; USF Mata do Jacinto; USF Estrela Dalva; USF Jardim Noroeste; USF Zé Pereira; USF Jardim Azaleia; USF Los Angeles;  USF Botafogo; USF Iracy Coelho; Clínica da Família Portal Caiobá; USF Vila Fernanda; USF Batistão; UBS 26 de agosto; USF Tiradentes; UBS Dona Neta; USF Moreninha; USF Parque do Sol, USF Vila Nasser; USF Oliveira; USF Nova Bahia; USF São Francisco;  USF Aero Itália; USF Albino Coimbra.

Sábado, domingo e feriados: USF Parque do Sol

Jornal Midiamax