Para quem foi infectado pelo coronavírus, obter o diagnóstico cedo é muito importante. A recomendação das autoridades é que os pacientes procurem atendimento e um exame assim que apresentarem os primeiros sintomas. Em Campo Grande, há disponibilidade de testes rápidos e RT-PCR nos postos de saúde. Além disso, é possível tirar dúvidas ou até agendar o exame pelo telefone.
A testagem rápida está disponível em todas as 72 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Capital. Neste teste o resultado sai em aproximadamente 20 minutos. Já para o teste RT-PCR, que é considerado o ‘padrão ouro’, é ofertado em 24 UBSs. Neste caso, o teste pode ser agendado pelo Disk Coronavírus (0800 647 0911).
O Disk Coronavírus funciona de segunda a segunda, das 8h às 18h. Pacientes também podem ligar para o canal de teleconsulta da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), das 7h às 19h no número 2020-2170. Ao ligar no número, o paciente ouvirá uma gravação explicativa sobre o coronavírus, principais sintomas e cuidados. A recepção será feita pelo videofonista que irá colher o histórico da pessoa, com base em um questionário pré-estabelecido, que será inserido no sistema. Posteriormente, o paciente será transferido para a equipe médica de teleatendimento.
É importante ressaltar que o teste rápido é indicado para pessoas que têm mais de sete dias de sintomas da covid-19. Já o RT-PCR é indicado para aqueles que estão com sintomas entre três e sete dias.
Onde fazer o teste para coronavírus?
A testagem do RT-PCR está disponível nas seguintes unidades:
Segunda a sexta-feira: USF Cristo Redentor; USF Universitário; USF Mata do Jacinto; USF Estrela Dalva; USF Jardim Noroeste; USF Zé Pereira; USF Jardim Azaleia; USF Los Angeles; USF Botafogo; USF Iracy Coelho; Clínica da Família Portal Caiobá; USF Vila Fernanda; USF Batistão; UBS 26 de agosto; USF Tiradentes; UBS Dona Neta; USF Moreninha; USF Parque do Sol, USF Vila Nasser; USF Oliveira; USF Nova Bahia; USF São Francisco; USF Aero Itália; USF Albino Coimbra.
Sábado, domingo e feriados: USF Parque do Sol