Tem creche em casa ou é babá? Saiba como regularizar o serviço e evitar dor de cabeça em MS

Na última semana, uma creche foi interditada por não ter licença necessária em Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um fenômeno nas redes sociais. Vários anúncios comunicam a disponibilidade de cuidar de crianças ou vagas para espaços em casa, em espécies de creches. Os anúncios não são proibidos, mas é necessário que o prestador de serviço tenha regularização necessária em Mato Grosso do Sul para evitar dores de cabeça.

Na última semana, uma creche no Nova Lima foi interditada por não ter a licença necessária para a prestação de serviço. Cerca de 58 crianças ficaram sem um lugar para ficar e mães lamentaram o fechamento, pois trabalham e não tem onde mais deixa-las.

A Prefeitura Municipal explicou que prestadores desse tipo de serviço devem procurar a Jucems (Junta Comercial do Estado de MS) para promover o registro, além de ir até a Receita Federal para obtenção do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

“Serão analisadas as possibilidades da utilização de ‘Razão social’ e verificação da Lei de Ordenamento de Uso e Ocupação de solo, ou seja, se a atividade a ser explorada é permitida para o endereço pretendido”, explicou.

O proprietário da creche a ser regularizada ou a babá deverá utilizar o CNAE-9700-5/0 – Serviços Domésticos. Esta classe compreende as atividades de unidades domésticas que contratem empregados domésticos, tais como: cozinheiros, copeiros, arrumadeiras, motoristas, lavadeiras, passadeiras, babás, jardineiros, governantas, caseiros, etc.

Após a homologação junto aos órgãos de registros, o contribuinte estará suscetível à fiscalização pelos órgãos licenciadores. Já na condição de Pessoa Física, a postulante poderá providenciar sua inscrição municipal através do Cadastro Integrado Municipal, utilizando-se da Classificação Brasileira de Ocupações –  CBO: 5162-05.

Vale lembrar que o Conselho Estadual de Educação ou o municipal que realiza as deliberações para o funcionamento de unidades educacionais. 

Conteúdos relacionados

grávida
corumbá