Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com vida útil de atual no fim, Solurb quer criar novo aterro que já desagrada moradores

Primeira audiência pública para debater novo aterro será realizada na próxima terça-feira
Arquivo -

A expectativa da população do bairro Dom Antônio Barbosa pelo novo aterro sanitário em , que terá primeira audiência pública para discutir sua implantação na próxima terça-feira (20), às 18 horas, não é das melhores. O projeto prevê a instalação do aterro, chamado de Aterro Sanitário Ereguaçu, no início da MS-455, ao lado do já existente na BR-262, no Dom Antônio, que, conforme a empresa, está com a vida útil no fim.

Com gestão da Solurb, concessionária que cuida da coleta de lixo e destinação de resíduos sólidos na Capital, o possível novo aterro não causa empolgação da catadora Katiele Pereira, 31 anos, que nem sabia do empreendimento. “Se for a Solurb vai ser uma porcaria. Tiraram todos de lá, e depois nos deixou a Deus dará, agora que o cheiro está melhorando, vão colocar outro [aterro]”.

Cheiro, aliás, é a principal reclamação das pessoas que moram ao redor do aterro que já existe, como no caso da salgadeira Katiana dos Santos, de 34 anos. “Era terrível o cheiro na hora do almoço, você não almoçava direito. Sinceramente não vai me afetar, só o cheiro mesmo que é o problemas”.

[Colocar ALT]
Terreno fica às margens da rodovia MS-455, perto do aterro na BR-262

A reportagem do Jornal Midiamax esteve no local onde o projeto aponta que poderá ser construído o novo aterro. O terreno é, atualmente, ocupado por uma plantação de milho.

Audiência

Segundo a Solurb, a audiência terá como objetivo principal o debate sobre a disposição final dos resíduos sólidos e também o de “assegurar a ampla participação popular na discussão acerca do projeto, garantindo o atendimento às legislações e normativas vigentes, bem como aos anseios da população campo-grandense”.

Estarão presentes necessariamente na audiência um representante da Agência Municipal de e Planejamento Urbano (Planurb), um representante da da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), um representante da Concessionária e o coordenador e equipe responsável pela elaboração do estudo ambiental.

Poderão ser convidados para auxiliar os trabalhos da mesa representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), do Conselho Municipal da Cidade (CMDU) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

A área pretendida para implantação do empreendimento está localizada no município de Campo Grande, com extensão de cerca de 995.133,96 m² (99,51 hectares) e se localiza no início da Estrada da – MS 455, próximo à área do Aterro Sanitário Dom Antônio Barbosa II, com distância de aproximadamente 11,5 km do centro da cidade.

A área a ser ocupada pelo aterro é de 879.100,73 m², dos quais a área com disposição de resíduos deverá representar cerca de 559.892,32 m².

Participe

Para enviar pergunta é preciso fazer um cadastro prévio neste link. Também há possibilidade da participação apenas como ouvinte, para isso acesse este outro link.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia cumpre mandado contra condenado a 31 anos por estupro de vulnerável

Botafogo, Cruzeiro, Inter e Red Bull Bragantino avançam e fecham as vagas na Copa do Brasil

Homem é preso em flagrante por importunação sexual contra adolescente

Com Neymar, Santos perde do CRB nos pênaltis e está fora da Copa do Brasil

Notícias mais lidas agora

Ministério investiga caso de gripe aviária em Mato Grosso do Sul

ccr km perigoso

Motiva vence leilão, reduz duplicações e CCR segue com concessão bilionária da BR-163 em MS

Alvo de operação da PF por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

Caixa anuncia maior patrocínio da história para esportes paralímpicos

Últimas Notícias

Brasil

Mais Médicos bate recorde de inscritos com mais de 45,7 mil candidatos

Do total de inscritos, 93% são brasileiros (42.383 profissionais)

Polícia

Motorista preso na BR-262 com ‘placa’ de cocaína

O homem disse que iria de Corumbá até Bonito

Brasil

Escritor e poeta Paulo Henriques Britto é eleito para a ABL

O poeta e jornalista Salgado Maranhão recebeu 10 votos

Cotidiano

Professores participam de formação sobre mudanças climáticas e educação ambiental

Voltado a docentes do 4º e 5º anos do ensino fundamental