Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com vida útil de atual no fim, Solurb quer criar novo aterro que já desagrada moradores

Primeira audiência pública para debater novo aterro será realizada na próxima terça-feira
Arquivo -

A expectativa da população do bairro Dom Antônio Barbosa pelo novo aterro sanitário em , que terá primeira audiência pública para discutir sua implantação na próxima terça-feira (20), às 18 horas, não é das melhores. O projeto prevê a instalação do aterro, chamado de Aterro Sanitário Ereguaçu, no início da MS-455, ao lado do já existente na BR-262, no Dom Antônio, que, conforme a empresa, está com a vida útil no fim.

Com gestão da Solurb, concessionária que cuida da coleta de lixo e destinação de resíduos sólidos na Capital, o possível novo aterro não causa empolgação da catadora Katiele Pereira, 31 anos, que nem sabia do empreendimento. “Se for a Solurb vai ser uma porcaria. Tiraram todos de lá, e depois nos deixou a Deus dará, agora que o cheiro está melhorando, vão colocar outro [aterro]”.

Cheiro, aliás, é a principal reclamação das pessoas que moram ao redor do aterro que já existe, como no caso da salgadeira Katiana dos Santos, de 34 anos. “Era terrível o cheiro na hora do almoço, você não almoçava direito. Sinceramente não vai me afetar, só o cheiro mesmo que é o problemas”.

[Colocar ALT]
Terreno fica às margens da rodovia MS-455, perto do aterro na BR-262

A reportagem do Jornal Midiamax esteve no local onde o projeto aponta que poderá ser construído o novo aterro. O terreno é, atualmente, ocupado por uma plantação de milho.

Audiência

Segundo a Solurb, a audiência terá como objetivo principal o debate sobre a disposição final dos resíduos sólidos e também o de “assegurar a ampla participação popular na discussão acerca do projeto, garantindo o atendimento às legislações e normativas vigentes, bem como aos anseios da população campo-grandense”.

Estarão presentes necessariamente na audiência um representante da Agência Municipal de e Planejamento Urbano (Planurb), um representante da da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), um representante da Concessionária e o coordenador e equipe responsável pela elaboração do estudo ambiental.

Poderão ser convidados para auxiliar os trabalhos da mesa representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), do Conselho Municipal da Cidade (CMDU) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

A área pretendida para implantação do empreendimento está localizada no município de Campo Grande, com extensão de cerca de 995.133,96 m² (99,51 hectares) e se localiza no início da Estrada da – MS 455, próximo à área do Aterro Sanitário Dom Antônio Barbosa II, com distância de aproximadamente 11,5 km do centro da cidade.

A área a ser ocupada pelo aterro é de 879.100,73 m², dos quais a área com disposição de resíduos deverá representar cerca de 559.892,32 m².

Participe

Para enviar pergunta é preciso fazer um cadastro prévio neste link. Também há possibilidade da participação apenas como ouvinte, para isso acesse este outro link.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
assomasul diretoria

Assomasul irá pagar quase R$ 6,5 milhões por capacitação de servidores

Aquidauana é 3º município mais quente e com menor umidade do ar no país nesta quarta-feira

tereza crédito IR

Tereza apresenta relatório favorável e Senado aprova acordo com Chile sobre IR

VÍDEO: Para roubar HB20, trio de criminosos agride e atira contra motorista na Vila Nasser

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia

consórcio guaicurus

Ônibus sucateados: situação da frota do Consórcio Guaicurus é pior que a média brasileira

Segundo dia: julgamento de Bolsonaro no STF avança e será retomado na próxima semana

Furgão é apreendido transportando 7 toneladas de maconha em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Com foco em assistência social, Mesa de Negociação de Campo Grande realiza primeira reunião

Iniciativa é uma das pioneiras no país e abre espaço de diálogo permanente

Política

Alems autoriza concurso público com vagas para ensino médio e superior

Último concurso foi realizado há quase dez anos e ofertou 80 vagas em 2016

Esportes

Aquidauana sedia 2ª etapa dos Jogos Abertos de MS; confira a programação

As competições acontecem entre os dias 5 e 7 de setembro

Cotidiano

Incêndio retorna a terreno no Jardim Seminário e moradores lamentam recorrência

Vale ressaltar que as queimadas urbanas são consideradas crime ambiental, sujeitas a penalidades