A nova variante do coronavírus de origem indiana tem causado preocupação e Mato Grosso do Sul já informou aos municípios sobre o risco e mantém a testagem nas cidades de fronteira. O Estado recebeu orientações do Ministério da Saúde sobre o monitoramento da nova cepa. Com casos da nova variante já identificados na Argentina, estados da região Sul do país estão em alerta. 

A secretária Crhistinne Maymone comentou durante a live de segunda-feira (17) sobre o risco da nova variante nos países vizinhos. Ela reforçou a importância de manter as medidas de segurança, como distanciamento social e uso de máscaras para evitar o colapso na saúde pública do Mato Grosso do Sul. 

A variante B.1.617 foi identificada na Índia e é considerada preocupante pela OMS (Organização Mundial de Saúde). As chamadas ‘variantes de preocupação' têm mais capacidade para contágio, se manifestam de forma mais grave, levando a internações e mortes, e são mais resistentes a tratamentos e vacinas.

A SES informou ao Jornal Midiamax que recebeu orientações do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde) sobre o monitoramento da nova cepa. A secretaria reforçou a importância das ações de distanciamento social para prevenção ao coronavírus. 

“A Secretaria de Estado de Saúde encaminhou aos municípios comunicado em relação à nova variante. Mato Grosso do Sul mantém o sequenciamento genômico das variantes do ”, disse em nota. 

Conforme informou a SES, o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) enviou um ofício ao Ministério da Saúde para fortalecer ações contra as novas variantes da covid-19. Entre as ações, o Conselho propôs rigor na vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras, assim como a exigência obrigatória de quarentena de 14 dias para os passageiros oriundos de países com alta prevalência de variantes de atenção do coronavírus.

A secretaria explica que tem realizado teste de antígeno nos municípios de fronteira para agilizar a detecção de pessoas infectadas e dar maior agilidade nas ações de prevenção e controle. 

“O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde divulgou em 14 de maio um comunicado  sobre a confirmação de dois casos na Argentina de casos de Covid-19 com a variante indiana do coronavírus. O informe de risco, que foi encaminhado aos três Estados da Região Sul que fazem fronteira com a Argentina, busca reforçar o monitoramento de possíveis mudanças no perfil de casos nesses locais”, informou a SES.