Mato Grosso do Sul está com ocupação de 98% dos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) exclusivos para pacientes em estado grave com covid nesta sexta-feira (28). O Jornal Midiamax acompanha os índices diariamente pelo painel Mais Saúde, da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, afirmou na quinta-feira (27) que o Estado chegou ‘no limite’ para abertura de novos leitos, mas que estava à disposição caso os municípios pedissem apoio com financiamento ou até mesmo equipamentos.

Situação por região

Em Campo Grande, a taxa de ocupação chegou a 81% na semana passada, mas subiu para 98% nesta sexta. No HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) – referência do SUS para tratamento de covid em MS, todos os leitos críticos estão ocupados. Além disso, outros 6 pacientes estão em pontos extras instalados na área vermelha do hospital.

Em Dourados, a ocupação de leitos para pacientes em estado grave com covid está em 97% nesta sexta-feira. Após registrar índices na casa dos 81%, Três Lagoas tem ocupação de 92% nesta sexta. Corumbá, Naviraí e Ponta Porã estão sem leitos UTI disponíveis para pacientes com covid. Por fim, Sidrolândia tem ocupação de 60%.