O Governo do Estado vai abrir de 3 a 7 de janeiro, das 8h às 16h, o credenciamento de hospitais para a realização de procedimentos cirúrgicos hospitalares da especialidade ortopedia e traumatologia, nos municípios onde serão executados os procedimentos cirúrgicos do Projeto ‘Opera MS', em Mato Grosso do Sul. 

O credenciamento, segundo o Governo, surge para atender a demanda que não teve adesão ou a adesão foi insuficiente para atender aos procedimentos cirúrgicos ortopédicos.  Assim, os serviços a serem contratados por meio do credenciamento incluem a disponibilização de equipe de profissionais médicos (inclusive anestesistas), enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, nutricionistas e fisioterapeutas, bem como equipe de apoio necessário para a realização dos procedimentos hospitalares e ambulatoriais a estes relacionados, profissionais estes devidamente habilitados pelos seus conselhos de classes.

Os hospitais que optarem pelo credenciamento deverão disponibilizar todos os equipamentos, materiais de uso hospitalar, medicamentos e demais insumos que se fizerem necessários, observando as normas técnicas de cada procedimento cirúrgico a ser contratado. Na lista estão inclusos os seguintes serviços: consulta pré-operatória com o médico que avaliará o paciente e seus exames complementares e demais atos preparatórios à cirurgia; consulta pós-operatória e demais procedimentos como curativo, retirada de pontos, avaliação clínica, agendamento de nova consulta até o encaminhamento para a contrarreferência. Na relação, o Hospital terá que providenciar materiais e medicamentos necessários às eventuais coletas de peças cirúrgicas durante o ato operatório e realizar o respectivo exame.

Está previsto no credenciamento a realização de exames complementares que porventura sejam necessários no pós-operatório, além de prestar assistência hospitalar e ambulatorial aos pacientes a serem submetidos aos procedimentos cirúrgicos hospitalares, desde o atendimento no pré-operatório até a sua alta. Por fim, deverá realizar atendimento de urgência/emergência, se necessário, a todos os pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos e comunicar, de imediato, o médico responsável pelo paciente.

Quem pode participar?

Poderão participar deste credenciamento as pessoas jurídicas interessadas que atenderem a todas as exigências contidas em edital e seus anexos para a Prestação de Serviços Hospitalares com sede fixa (HOSPITAIS) nos municípios onde serão executados os procedimentos cirúrgicos no Estado Mato Grosso do Sul.

Para fins de credenciamento junto à Comissão Especial de Credenciamento – CEC, o proponente deverá apresentar as documentações obrigatórias por meio do envelope lacrado com todas as documentações para o credenciamento entre 03/01/2022 a 07/01/2022. A ausência do representante do proponente a qualquer das fases do credenciamento será interpretada como desistência da prática dos atos a serem realizados no referido momento. Para acessar ao edital completo clique aqui.

A realização das cirurgias eletivas pela rede pública estadual e pela rede contratualizada permaneceu suspensa durante boa parte da pandemia do Coronavírus.

Caravana da Saúde

Trinta e quatro municípios fizeram adesão aos Projetos ‘Opera MS' e ‘Examina MS' com a missão de reduzir a fila. O governador e o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, lançaram na última quinta-feira (2), a nova etapa da Caravana da Saúde. Nessa nova fase, o Governo do Estado anunciou investimento R$ 120 milhões nos projetos “Opera MS” e “Examina MS”, com meta de atender 70 mil procedimentos.