Nesta sexta-feira (2), Sexta-feira Santa, fiéis católicos comemoram a Celebração da Paixão na Paróquia Santo Antônio em Campo Grande. Sem distanciamento mínimo, necessário durante a pandemia, as pessoas causam aglomeração no local. A igreja, contudo, afirma que nenhuma regra de biossegurança está sendo infringida. 

O Jornal Midiamax foi até o local e constatou que o uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel estava sendo respeitado no local. No entanto, as pessoas não matinham o distanciamento mínimo de 1,5 metro, estabelecido por e municipal.

Além disto, não havia sinalização nos bancos e nem para o momento de distribuição da hóstia. Durante a celebração, os fiéis recebiam álcool em gel para higienizar as mãos, mas apenas alguns respeitavam o distanciamento na fila de espera.

Em contrapartida, segundo representante da paróquia, todos os bancos estavam com sinalização e o distanciamento foi respeitado durante a celebração. “Só estavam próximas umas das outras as pessoas pertencentes à mesma família. Não houve violação às normas de biossegurança”, diz a nota enviado ao Jornal Midiamax

Programação

As celebrações nas paróquias de Campo Grande ocorreram durante toda a Sexta-feira Santa e devem continuar neste sábado (9), onde ocorre a Vigília Pascal.

Conforme cronogramas disponibilizados pela Arquidiocese, cada paróquia preparou sua programação. De modo geral, elas incluem adoração das 7h às 15h, quando inicia a celebração da paixão.

A via Sacra com canto do perdão está agendada para as 18h. Fiéis que quiserem comparecer presencialmente às paróquias e ao Santuário Perpétuo Socorro deverão respeitar as medidas de biossegurança: uso de máscara, álcool em gel, distanciamento e limitação no número de pessoas
Todas as celebrações também são transmitidas pela ou em canais de televisão.

O que diz a igreja

Após a publicação da reportagem, advogado que representa a Paróquia Santo Antônio afirma que “os bancos, todos, têm sinalização e o distanciamento sempre foi respeitado durante a celebração. Só estavam próximas umas das outras as pessoas pertencentes à mesma família”.

*Matéria alterada às 10h37 do dia 03/04/2021 para acréscimo do posicionamento da paróquia.