Sem chuvas, Defesa Civil de Dourados mantém alerta para riscos de incêndio
Para evitar consequências mais graves, o órgão está intensificando as fiscalizações preventivas na cidade
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Defesa Civil de Dourados mantém alerta para riscos de incêndio nos próximos dias devido à falta de chuva no município. Para evitar consequências mais graves, principalmente nas regiões rurais e em áreas de grande fluxo de veículos, o órgão está intensificando as fiscalizações preventivas na cidade.
Segundo o Tenente Coronel do Corpo de Bombeiro, Humberto Jose Sepa de Matos Filho, é importante que as populações, principalmente da zona rural, façam aceiros na propriedade. “Aceiros são faixas ao longo das cercas mínimo de 5 metros onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo”, explica o militar.
Segundo ele, com essas medidas consideradas simples, é possível prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando-se assim queimadas ou incêndios e não utilizar o fogo para qualquer tipo de atividade na vegetação.
Em 2019 Dourados registrou 305 incêndios, já em 2020 esse número reduziu para 212, uma queda de 30% nos casos. Este ano, os Bombeiros registraram 134 casos até o dia 21 deste mês. A Defesa Civil lembra que, ainda que muitos incêndios possam ser controlados, os custos econômicos, ecológicos e sociais são altos e podem ser evitadas com a colaboração de todos.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Jamil da Costa, lembra que para denúncias o cidadão pode ligar no 199, número da Defesa, ou no 153 que é o da Guarda Municipal. Porém em casos de incêndio a primeira atitude é ligar para o Corpo de Bombeiros, no 193.
“Os Bombeiros são os responsáveis por apagar e quando solicitado a defesa civil faz o apoio. Fazemos os relatórios, o auto de infração e trabalhamos para encontrar quem provocou”, orienta o coordenador.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
Últimas Notícias
Vai sair? Confira os trechos interditados neste sábado em Campo Grande
A recomendação é que motoristas se atentem aos trechos interditados e optem por rotas alternativas
Mutirão leva mais de 300 serviços gratuitos no bairro Aero Rancho neste sábado
No local são oferecidos vários serviços, como testes rápidos de saúde para humanos e encaminhamentos para castração e cirurgia aos animais
MC Livinho se casa com Byanca Gabarron nas Ilhas Maldivas
Noivos há sete anos, MC Livinho e Byanca Gabarron deram um novo passo no relacionamento e oficializaram a união em segredo
Corpo de jovem é encontrado com tiro na cabeça em estrada de Selvíria
Vítima é moradora de Três Lagoas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.