Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem Carnaval, lojas de fantasias se adaptam enquanto amargam prejuízos em Campo Grande

Em 2021, as tradicionais festas de Carnaval serão substituídas por lives ou reuniões pequenas em casa para evitar aglomerações e contaminações pelo coronavírus. Sem grandes eventos, setor do comércio de Campo Grande que tem as festas como principal fonte de renda, se adapta para sobreviver às mudanças de perfil e comportamento do consumidor, além de […]
Arquivo -

Em 2021, as tradicionais festas de Carnaval serão substituídas por lives ou reuniões pequenas em casa para evitar aglomerações e contaminações pelo coronavírus. Sem grandes eventos, setor do comércio de que tem as festas como principal fonte de renda, se adapta para sobreviver às mudanças de perfil e comportamento do consumidor, além de amargar prejuízos e até o fechamento.

Na Rua , a proprietária da Pierrô Fantasias suspendeu o atendimento habitual, realizando somente visitas agendadas devido à queda no fluxo de consumidores. “O cliente liga e agendamos um horário na loja, mas por causa da pandemia as pessoas não estão fazendo [eventos], essa semana aluguei somente uma fantasia”, explicou Patrícia Andrade, de 37 anos.

Com mais de 16 anos na área, a empreendedora afirma ter amargado um prejuízo acumulado desde o início da pandemia, após a queda de vendas em datas cruciais como festa junina e . “Foi uma queda de 100%, em 2020 aluguei cinco vestidos no período da festa junina e não tenho boas expectativas para o Carnaval”, detalhou Patrícia.

Sem Carnaval, lojas de fantasias se adaptam enquanto amargam prejuízos em Campo Grande
Pierrô Fantasias realiza atendimentos com hora marcada (Foto: Leonardo de França/ Jornal Midiamax)

Como alternativa, ela investiu no segmento das máscaras de proteção, costurando e produzindo o EPI. “Abri um ponto de vendas no Shopping Norte Sul e trabalho para pagar as contas. Sinceramente eu não sei como vai ser depois da pandemia, se tivesse que pagar aluguel teria fechado”, finalizou.

Portas fechadas

Depois de 10 anos de tradição na rua 14 de Julho, as atividades da loja Studio das Fantasias foram temporariamente suspensas devido ao impacto econômico da pandemia. “Motivo que todos sabem: o Covid-19, a proibição de eventos, o cancelamento do Carnaval e assim por diante”, explicou a proprietária Carolina Guimarães Farías, de 42 anos.

A loja começou a ser esvaziada no começo de janeiro e o prédio alugado provavelmente será entregue para imobiliária na próxima quinta-feira (11).  “Eu não tenho nada certo, estou guardando o estoque e esperando quando as coisas melhorarem a gente vê um plano B de reabertura, se Deus quiser voltaremos em outro local, porém sem data de abertura”, finalizou Carolina.

Mudança de comportamento

No Bazar São Gonçalo, o foco das vendas de Carnaval está direcionado nas crianças em razão de festas nas casas, aniversários e também eventos restritos nas escolas. “Muitas mães falam que vão reunir os amiguinhos do filho, fazer uma coisa mais fechada. Festa em , com fantasias, confete e serpentina”, detalhou a vendedora Ana Carolina, de 26 anos.

Sem Carnaval, lojas de fantasias se adaptam enquanto amargam prejuízos em Campo Grande
Itens infantis são os mais procurados (Foto: Leonardo de França/ Jornal Midiamax)

A vendedora ressalta que a ausência do Carnaval de rua e do desfile das escolas de samba foram cruciais para queda no movimento, além das compras individuais, que em sua maioria eram feitas por clientes que viajavam para Bahia ou São Paulo.

Diretora de uma escola particular, Ana Cláudia, de 45 anos, foi às compras em busca de adereços. Ela conta que a comemoração na escola será reduzida, apenas para os alunos.

‘Comprei bem menos do que no ano passado. As crianças irão descer turma por turma, entre 6 e 7 alunos cada, e a será feita depois de cada sala descer”, explicou a diretora.

Apesar de representar prejuízos para o comércio, o cancelamento de festas populares ou eventos que gerem aglomeração é considerado por especialistas em saúde como decisão crucial das autoridades para evitar aumento nas taxas de contaminação do coronavírus.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
santa casa hospitais

Idoso morre nove dias após colidir bicicleta elétrica em carro em São Gabriel do Oeste

Ressarcimento INSS: devolução começa dia 24 para quem aderir a acordo até segunda

‘Terapia’ pelo ChatGPT: por que buscar ajuda emocional com robô pode ser perigoso

Vence licença de Eduardo Bolsonaro, que está nos EUA desde fevereiro

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Sob gestão de Papy, Câmara de Campo Grande aumenta gastos e diminui resultados

Perigo oculto: infecções em dedos e unhas geram alerta a médicos e profissionais de estética

Últimas Notícias

Polícia

Motociclista perde controle de direção e fica em estado grave na Capital

Ondulação no asfalto causou o acidente, no Bairro Silvia Regina

MidiaMAIS

Escrita em MS há mais de 20 anos, carta é símbolo de amizade que começou na infância

Amigas de infância, Patrícia e Rosana encontraram carta escrita em 2003

Esportes

Em clássico do Brasileirão, Flamengo e Fluminense se enfrentam no Maracanã

Flamengo e o Fluminense se enfrentam no Maracanã pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro

Transparência

MP afirma que esquema de corrupção de Claudinho Serra age ‘até os dias atuais’

Procuradora do MP pede que Justiça mantenha investigados sob monitoramento da tornozeleira eletrônica