Pular para o conteúdo
Cotidiano

Segunda chance: Projeto garante qualificação e abre as portas do mercado a adolescente infratores em MS

Responsável por proporcionar qualificação profissional a aproximadamente 100 adolescentes infratores que cumpriam medidas socioeducativas, o projeto ‘Medida de Aprendizagem’ deve ser retomado. Objetivo é dar uma segunda chance aos jovens com restrição de liberdade, internados na Uneis (Unidades Educacionais de Internação) em Mato Grosso do Sul. O MPT-MS (Ministério Público do Tr...
Arquivo -

Responsável por proporcionar qualificação profissional a aproximadamente 100 adolescentes infratores que cumpriam medidas socioeducativas, o projeto ‘Medida de Aprendizagem’ deve ser retomado. Objetivo é dar uma segunda chance aos jovens com restrição de liberdade, internados na Uneis (Unidades Educacionais de Internação) em Mato Grosso do Sul. O (Ministério Público do Trabalho) está à frente da proposta 

Na semana passada, a procuradora-chefe do MPT-MS, Cândice Arosio, recebeu sinalização positiva da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) no sentido de o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), vinculado à federação, aderir à iniciativa por meio da oferta de cursos de aprendizagem aos jovens internos. A medida garante que empresas locais possam cumprir a cota de contratação, prevista em lei, de jovens aprendizes.

Em reunião virtual com representantes do Governo do Estado – por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública e da Superintendência de Assistência Socioeducativa – além de diretores de Uneis, foi alinhado o início de um levantamento sobre as demandas e adequações necessárias para expansão do ‘Medida de Aprendizagem’. Os cursos de formação já foram levados a três das nove Uneis em atividade no estado – Dom Bosco, localizada no município de , Laranja Doce (Dourados) e Mitaí (Ponta Porã). 

A expectativa é que a iniciativa atinja também unidades de Corumbá e . “Este é um projeto que faz toda a diferença na vida destes jovens por meio deste importante instituto que é aprendizagem profissional. Eles terão registro em carteira, um certificado que diz que eles foram efetivamente qualificados e, ainda, uma reserva financeira. São fatores que permitirão um recomeço a esses jovens, contribuindo para a concretização do grande objetivo das unidades de internação, que é a ressocialização”, pontua.

Ressignificando a restrição de liberdade

O projeto-piloto foi realizado no município de Ponta Porã, na Mitaí, em fevereiro de 2018 e, depois, foi expandido para a cidade de Dourados (Unei Laranja Doce) e Campo Grande (). A iniciativa já ressignificou a restrição de liberdade para em torno de cem jovens, que receberam formação e certificação profissional na área administrativa.

Além do conhecimento para o exercício de um ofício, os adolescentes têm direito ao registro em carteira e recebimento de salário mínimo hora, férias, 13º salário proporcional ao período do curso, bem como outros direitos sociais, como descanso semanal remunerado, recolhimentos previdenciários e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (este fixado em 2%). Os valores ficam depositados em uma conta judicial, sendo resgatados após a saída da unidade de internação.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Contratação de temporários em Maracaju vira alvo de inquérito do MP

Aral Moreira tem maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas no Estado

Fim de semana em MS é marcado por incêndios em meio ao tempo seco

Festival do estúdio Ghibli terá sessões de clássicos da produtora em cinema de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Município recorre contra tarifa de R$ 7,79 do ônibus e diz que Justiça suspendeu aumento

Diretor da Fiems é investigado pelo Ministério Público por desmatamento em MS

cybertruck elon musk inferninho 2

VÍDEO: Cybertruck de ‘Elon Musk’ dá rolê no Inferninho e deixa visitantes pasmos: ‘Tá de brincadeira’

Prepare o guarda-chuva: cidades de MS estão sob alerta de chuva nesta segunda-feira

Últimas Notícias

Cotidiano

Ex-funcionário detalha venda casada de seguro em lojas Pernambucanas de MS: ‘cliente assina sem saber’

Pernambucas acumula autuações e brigas na justiça de Mato Grosso do Sul

Cotidiano

Clínica-Escola abre vagas para atendimentos psicológicos gratuitos

As vagas são destinadas a crianças, adultos e idosos

Emprego e Concurso

Processo seletivo do IBGE tem 3 vagas para MS e salários de R$ 2,6 mil

Os interessados podem se inscrever no período de 1º a 10 de setembro, no site do Instituto

Polícia

Auxiliar administrativo é solto após importunar sexualmente a própria mãe na Vila Sobrinho

A Justiça determinou que ele mantenha distância da vítima e também da residência