Cotidiano

'Se cuide. Te amo': Voluntários podem se cadastrar para ações de enfrentamento ao coronavirus

Cadastrados vão sendo convocados por demanda

Fábio Oruê Publicado em 18/05/2021, às 16h58

Voluntários podem atuar em diversos espaços que estejam no combate a covid-19
Voluntários podem atuar em diversos espaços que estejam no combate a covid-19 - Foto: Arquivo/ Jornal Midiamax

Interessados em atuar como voluntários em ações para o enfrentamento ao coronavirus, promovidas por diferentes órgãos e agências públicas têm até 20 de agosto para se cadastrarem junto à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

A inscrição deve ser feita no Sigproj por meio do preenchimento de um formulário. Podem participar do Cadastro de Voluntários estudantes de graduação e pós-graduação, egressos, técnicos administrativos e docentes, que estejam atuando ou aposentados; residentes, colaboradores terceirizados ou quaisquer profissionais cadastrados em cursos de graduação ou em programas de pós-graduação da UFMS como colaboradores ou permanentes.

A atuação poderá ser junto ao Governo Federal, Governo do Estado, Prefeituras Municipais, demais órgãos e agências públicas, federações, associações e instituições privadas sem fins lucrativos.

“No momento da inscrição, o voluntário pode escolher o tipo de atividade com a qual ele tem mais afinidade ou aquela que tem mais relação com a sua área de formação. Os voluntários vão sendo convocados por demanda, ou seja, à medida que vai havendo a necessidade da produção de algum insumo, por exemplo, ou de atendimento à comunidade interna ou externa, entre outras atividades”, explicou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo.

A ação faz parte do programa 'Se cuide. Te amo – Uma ação do coração da UFMS durante a Covid-19' e é realizada pelo segundo ano.

“Em 2020 foram 366 voluntários cadastrados, entre estudantes, técnicos administrativos e docentes. Os convocados atuaram principalmente na área da saúde, com atendimento a pacientes na linha de frente de atendimento, em laboratórios de análises clínicas, bioquímica e produção de álcool, no apoio à comunicação e divulgação de informações relacionadas à Covid-19 e em vários projetos de extensão”, disse.

O edital completo com informações sobre o Cadastro de Voluntários pode ser acessado aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail voluntarios-corona@ufms.br.

Jornal Midiamax