Saúde de MS volta a notificações de casos e óbitos por Covid-19, mas ConecteSUS segue fora do ar

Sistema do Ministério da Saúde sofreu ataque hacker

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Amostra de paciente está em análise na Fundação Oswaldo Cruz
Amostra de paciente está em análise na Fundação Oswaldo Cruz

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informa que o Sistema e-SUS Notifica, do Ministério da Saúde, responsável pelo registro de casos notificados de Covid-19, retornou na noite dessa terça-feira (21), mas ainda segue com instabilidade no sistema.

Apesar do retorno, o sistema de exportação de dados ao nível federal permanece inoperante, conforme a SES, e sem condições de processar os casos que, por ora, estão sendo atualizados pelos municípios, impossibilitando a publicação de novos boletins.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, há 11 dias Mato Grosso do Sul ficou sem inserir informações nos sistemas do Ministério da Saúde, devido ao ataque de hackers nas plataformas e sistemas de gestão do Ministério da Saúde.

“Neste período, os serviços não foram suspensos e os municípios fizeram o controle por meio do preenchimento de fichas manuais. Então, a partir de hoje, o dia será de grande mobilização entre os municípios de Mato Grosso do Sul, no sentido de digitarem seus casos, na plataforma federal”, esclarece Geraldo Resende.

A SES reitera que o ataque aos sistemas do Ministério da Saúde interferiu diretamente nos registros e controle de informações em nível estadual e municipal e, por isso, comprometeu a publicação de novos boletins. Assim, as atualizações feitas pelos municípios se referem ao represamento de informações desde o incidente de hacker ocorrido no último dia 10 de dezembro.

A SES ainda informa que aguarda manifestação do Ministério da Saúde quanto ao restabelecimento da conexão com os bancos de dados federais como o ConecteSUS e o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) – que permanece fora do ar, com os quais será possível retomar a publicação de novos boletins.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

inss