Sabia? Lixo eletrônico não pode ser descartado em qualquer lugar; saiba onde deixá-lo em Campo Grande

São diversas formas de coleta para três diferentes tipos de materiais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Materiais devem ser descartados de forma correta
Materiais devem ser descartados de forma correta

Nos dias de hoje, rodeados por aparelhos eletrônicos, é comum que as pessoas se deparem com resíduos que não podem ser descartados como papéis e orgânicos. Em dúvida, muitos acabam realizando o descarte incorreto destes materiais ou até mesmo os acumulando em suas casas.

Sejam lâmpadas fluorescentes, placas eletrônicas, pilhas, CPUs de computadores, televisores, e outros, cada aparelho possui uma destinação correta e gratuita. Em Campo Grande, existem diversos pontos de coleta para diferentes tipos de materiais.

Alguns materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros e metais podem ser descartados por meio da coleta seletiva, que é realizada de porta a porta em Campo Grande, ou seja, o cidadão não precisa se deslocar para descartar o material.

De acordo com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), os resíduos eletroeletrônicos devem ser destinados aos Ecopontos. Neste caso, é necessário que o cidadão se desloque ao endereço, mas o descarte ainda é gratuito.

Nestes locais, o cidadão pode destinar diversos aparelhos como computadores, televisores, ventiladores, micro-ondas, entre outros. Confira abaixo uma lista dos Ecopontos localizados em Campo Grande.

  • Ecoponto Panamá: localizado na Rua Sagarana com a Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues, no Bairro Panamá.
  • Ecoponto Noroeste: localizado na Rua Piraputanga esquina com Guarulhos, no Bairro Noroeste.
  • Ecoponto Nova Lima: localizado na Rua Pacajús, nº 194, no Bairro Nova Lima.
  • Ecoponto União: localizado na Avenida Roseira, esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra, no Bairro União.
  • Ecoponto Moreninha: localizado na Rua Copaíba entre as ruas Antônio Davi Macedo e Amado Nogueira Moraes, no Bairro Moreninhas.

Apesar de receber materiais eletrônicos, os Ecopontos não recebem os chamados ‘resíduos de classe I’, ou seja, perigosos (inflamáveis, corrosivos e reativos), como pilhas e lâmpadas. Neste caso, os materiais devem ser descartados em pontos específicos (clique aqui para ter acesso ao mapa mostrado abaixo).

Ainda de acordo com a Semadur, esses materiais necessitam de uma atenção especial no momento de descarte e coleta porque possuem componentes que demandam um fluxo específico na coleta e destinação final. Por isso, o descarte incorreto pode causar diversos problemas ambientais.

Descarte gerando oportunidades

Para muitos, o descarte de resíduos se trata apenas de uma obrigação como cidadão, já para outros, pode ser um gerador financeiro e de oportunidades. É o que ocorre no bairro Rita Vieira em Campo Grande. Um galpão onde está instalada uma associação que recebe materiais eletrônicos para descarte, os classifica e destina para o descarte. Em alguns casos, os materiais são reformados e revendidos.

Logo na entrada, podemos ver diversas reeducandas do sistema prisional de Mato Grosso do Sul trabalhando no desmonte de aparelhos, o trabalho é realizado de forma rápida. Por lá, um aparelho chega inteiro e então é separado em distintos materiais.

De acordo com o diretor administrativo da associação, Edilson Paulo, o primeiro trabalho realizado no local é o de separação dos materiais para então enviá-los para o descarte correto, em segundo plano ocorre um serviço de reaproveitamento e revenda de diversos materiais eletrônicos que chegam ao local.

(Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

Andando pelos longos corredores é possível encontrar todo tipo de material, desde computadores, passando por máquinas de lavar e chegando a aparelhos de fliperama, todos na fila para serem analisados e terem um destino definido. Após analisados e reformados, muitos desses aparelhos são vendidos para a população por preços abaixo do mercado. Afinal, não é possível encontrar uma CPU de computador por R$ 30,00 todos os dias.

 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

inss