Cotidiano

Quer ir à praia sem sair de MS? Conheça oito destinos para curtir o sol e as areias no final de ano

Estado tem locais com orlas e locais para fazer várias atividades com preços acessíveis

Fábio Oruê Publicado em 04/12/2021, às 08h27

Praia da Figueira, em Bonito
Praia da Figueira, em Bonito - Foto: Divulgação

Que Mato Grosso do Sul é conhecido pelas belezas naturais e rios de água cristalina não é novidade para nenhum sul-mato-grossense. Mesmo assim, para os amantes do sol e da areia, o Estado pode não animar e muitos moradores vão para fora quando querem curtir uma praia, mas na realidade não precisariam nem sair de MS.

Parafraseando a chef de cozinha Bela Gil, 'você pode substituir Porto de Galinhas, Arraial do Cabo e Balneário Camboriú por Três Lagoas, Aparecida do Taboado e Balneário Municipal de Anaurilândia, por exemplo'. Ou seja, o sul-mato-grossense pode 'pegar uma praia' sem precisar ir muito longe e gastando bem menos nesses oito destinos em MS.

Anaurilândia

Situada na costa leste de MS, o Balneário Municipal de Anaurilândia é uma opção gratuita para quem quer tirar uma selfie na areia. Além da praia para o lazer, o local oferece espaço com quiosques, estacionamentos, campo de futebol, quadras poliesportivas, lanchonetes, banheiros e vestiários e local para acampamento — alguns serviços são pagos para serem usados. 

Aparecida do Taboado 

No município, são oito quilômetros de praia com areia branca na área que foi represada para suprir a usina hidrelétrica de Ilha Solteira. O resultado é um lago com as águas do Rio Paraná.

O município possui mais de 400 ranchos ao longo da orla, que costumam ser bastante procurados durante os feriados prolongados, conforme a administração municipal. Para atender os visitantes, o local também possui pousadas e restaurantes.

Bonito

Apesar de ser um local voltado para o turismo de aventura e famoso pelos balneários com água cristalina e que atrai turistas de todo o mundo, Bonito também tem uma praia de água doce: a Praia da Figueira.

As areias do local ficam em uma lagoa de água corrente com mais de 60.000 m², banhada pelo Rio Formoso, e com temperatura agradável o tempo todo. O destino também conta com um escorrega, tirolesa, pedalinho, stand-up paddle, slake-line, flutuação, entre outras atividades.

Eldorado

A praia fica no distrito de Morumbi, em Eldorado, onde antigamente existia o Porto de Morumbi, banhado também pelo Rio Paraná. O local, além de tranquilo, oferece uma extensa área coberta de areia. Aos turistas são oferecidos também serviços de passeios de caiaque estilo contemplação. 

Itaquiraí

No extremo sul do Estado, em Itaquiraí está a praia artificial Praia da Amizade, às margens do Rio Paraná. A praia possui uma completa estrutura para receber bem os turistas ou visitantes.

Próxima ao Porto Santo Antônio, numa área de 8.5421 hectares, composta por bosque com área de camping de 600 metros de comprimento e capacidade para no mínimo 400 barracas, 102 churrasqueiras de concreto, duchas, banheiros e sanitários, o local é um paraíso para os amantes da natureza, com pista de caminhada, gruta e uma cachoeirinha. A Praia da Amizade fica a 20 quilômetros de Itaquiraí e a entrada é gratuita.

Mundo Novo

A Prainha do Cascalho é uma alternativa de lazer para a população, com amplo espaço, churrasqueiras, quadra de areia e banheiros que foram revitalizados para atender à demanda. Recentemente o local passou por uma revitalização para receber os visitantes. Houve a limpeza e retirada de igarapés, readequação da areia por toda a sua extensão, corte de gramas e alinhamento de toda a infraestrutura do local.

Paranaíba

A cidade tem uma orla de água doce banhada pelo Rio Paranaíba. Além das praias doces, opções de trilha de aventura e atrações como cachoeiras estão próximas da população no município. Esse, aliás, é apontado pelo Ministério do Turismo como um diferencial nas praias doces, também chamadas praias de rios.

Três Lagoas

O Balneário Municipal de Três Lagoas recebeu reforma completa em 2017. O local conta com cerca de 40 quiosques espalhados na orla que dá acesso ao Rio Sucuriú. A região conta com vários ranchos que dão acesso também às praias de água doce do Rio Paraná. 

Conhecida como a cidade das águas, Três Lagoas oferece acesso a belas praias de água doce, onde é possível praticar esportes náuticos. Pousadas, porto, e balneário estão entre os atrativos turísticos da cidade.

Jornal Midiamax