Pular para o conteúdo
Cotidiano

Quando serei vacinado? Campo Grande não tem previsão para concluir grupo prioritário

Previsão é de que até fim de setembro toda a população adulta esteja vacinada
Arquivo -

A vacinação contra covid é a maior expectativa de muitos nessa pandemia. Entretanto, a baixa disponibilidade de imunizantes e a incerteza das distribuições de doses deixam dúvidas sobre quando todos estarão protegidos da doença. Em , a vacina é aplicada em pessoas com mais de 18 anos que possuem comorbidades como ou doenças cardiovasculares, por exemplo.

Apesar de haver um cronograma, vários grupos acabam sendo incluídos e alteram a programação. Além disso, contratempos atrasam a produção e geram adiamentos como aconteceu com a aplicação da 2ª dose da CoronaVac, que será enviada a MS com quase 20 dias de atraso.

Entretanto, estimativa feita pelo secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, no início do mês, indica que até o final de setembro todos com 18 anos ou  mais estejam imunizados em Campo Grande. A conta se baseou no ritmo atual de vacinação no município, de 1,2% da população. Porém, como citado anteriormente, tudo depende do envio de doses por parte do Governo Federal.

A (Secretaria Municipal de Saúde) explica que para iniciar a vacinação no público em geral (com mais de 18 anos) é necessário concluir a aplicação das duas doses em todos os grupos prioritários, conforme o PNI (Plano Nacional de Imunização).  Assim, foi criado o plano municipal de imunização, que previa a ‘fila’ de vacinação. Mas, como dito anteriormente, essas definições podem ser alteradas. 

Já foram vacinados os idosos, que somam mais de 128 mil pessoas – segundo estimativa da Sesau, mas ainda restam concluir a imunização de outros grupos como o de profissionais da saúde, que começou pelos trabalhadores de linha de frente e agora segue por idade. Atualmente, Campo Grande vacinou este público até os 25 anos. Já entre os assistentes sociais, foram vacinados até os que têm 35 anos, mas é necessário chegar até quem tem 18 anos. Ainda assim, falta concluir a vacinação de profissionais de segurança, de educação, pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, motoristas de coletivo e profissionais da limpeza urbana. Além disso, consta no plano de imunização as pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Mesmo parecendo distante, o Ministério da Saúde avançou na negociação na compra de mais vacinas da Pfizer, que irão se somar com as produções da e da CoronaVac. Dessa forma, há expectativa de que a conclusão da vacinação da população adulta aconteça antes mesmo de setembro, em agosto, em uma previsão mais animadora. “Se a gente mantiver esse ritmo, de 90 a 120 dias a gente faz […] “Se a gente mantiver esse ritmo, de 90 a 120 dias a gente faz”, conforme o secretário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lula diz ao New York Times que soberania e democracia são inegociáveis

Alems promove Conferência dos Direitos Humanos nesta semana

VÍDEO mostra colisão na Ernesto Geisel e carro caindo em córrego de Campo Grande

Atenção: inscrições para concurso da MSGás começam na segunda-feira

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

hospital regional

Aberta licitação para reforma de poço e substituição de elevadores do HRMS

Últimas Notícias

Transparência

Sua rua está na lista? Lançada licitação para asfaltar bairro de Aparecida do Taboado

Propostas serão abertas em 1º de outubro

Esportes

Flamengo vence o Juventude em Caxias do Sul e amplia vantagem na liderança do Brasileiro

Rubro-Negro não vencia em Caxias do Sul há 28 anos

Polícia

Homem é esfaqueado cinco vezes e chega sozinho em pronto-socorro de hospital em Coxim

O caso está sendo tratado como tentativa de homicídio pela Delegacia de Polícia Civil de Coxim

Trânsito

VÍDEO: Idoso em bicicleta é atropelado e motorista foge sem prestar socorro em Rio Verde

Condutora do veículo foi identificada na manhã deste domingo (14)