Pular para o conteúdo
Cotidiano

Quando serei vacinado? Campo Grande não tem previsão para concluir grupo prioritário

Previsão é de que até fim de setembro toda a população adulta esteja vacinada
Arquivo -

A vacinação contra covid é a maior expectativa de muitos nessa pandemia. Entretanto, a baixa disponibilidade de imunizantes e a incerteza das distribuições de doses deixam dúvidas sobre quando todos estarão protegidos da doença. Em , a vacina é aplicada em pessoas com mais de 18 anos que possuem comorbidades como ou doenças cardiovasculares, por exemplo.

Apesar de haver um cronograma, vários grupos acabam sendo incluídos e alteram a programação. Além disso, contratempos atrasam a produção e geram adiamentos como aconteceu com a aplicação da 2ª dose da CoronaVac, que será enviada a MS com quase 20 dias de atraso.

Entretanto, estimativa feita pelo secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, no início do mês, indica que até o final de setembro todos com 18 anos ou  mais estejam imunizados em Campo Grande. A conta se baseou no ritmo atual de vacinação no município, de 1,2% da população. Porém, como citado anteriormente, tudo depende do envio de doses por parte do Governo Federal.

A (Secretaria Municipal de Saúde) explica que para iniciar a vacinação no público em geral (com mais de 18 anos) é necessário concluir a aplicação das duas doses em todos os grupos prioritários, conforme o PNI (Plano Nacional de Imunização).  Assim, foi criado o plano municipal de imunização, que previa a ‘fila’ de vacinação. Mas, como dito anteriormente, essas definições podem ser alteradas. 

Já foram vacinados os idosos, que somam mais de 128 mil pessoas – segundo estimativa da Sesau, mas ainda restam concluir a imunização de outros grupos como o de profissionais da saúde, que começou pelos trabalhadores de linha de frente e agora segue por idade. Atualmente, Campo Grande vacinou este público até os 25 anos. Já entre os assistentes sociais, foram vacinados até os que têm 35 anos, mas é necessário chegar até quem tem 18 anos. Ainda assim, falta concluir a vacinação de profissionais de segurança, de educação, pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, motoristas de coletivo e profissionais da limpeza urbana. Além disso, consta no plano de imunização as pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Mesmo parecendo distante, o Ministério da Saúde avançou na negociação na compra de mais vacinas da Pfizer, que irão se somar com as produções da e da CoronaVac. Dessa forma, há expectativa de que a conclusão da vacinação da população adulta aconteça antes mesmo de setembro, em agosto, em uma previsão mais animadora. “Se a gente mantiver esse ritmo, de 90 a 120 dias a gente faz […] “Se a gente mantiver esse ritmo, de 90 a 120 dias a gente faz”, conforme o secretário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso atropelado na Avenida Duque de Caxias é militar reformado do Exército

UFMS promove caminhada por espaços culturais da universidade na próxima terça-feira

Café, Oração e Esperança: A Rotina Solidária do Bispo Bruno Leonardo.

Ministério da Saúde confirma nove casos de sarampo em Tocantins

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

Executado em ciclovia foi apreendido na adolescência por assassinato de xará em tabacaria

Últimas Notícias

Brasil

Inscrições para a 1ª Prova Nacional Docente terminam nesta sexta-feira

Embora não seja um concurso público, a PND pode se tornar porta de entrada para a carreira docente.

Brasil

Dólar sobe para R$ 5,56 puxado pelo mercado externo

Bolsa caiu 0,21%, mas subiu 0,11% na semana

Política

Senadora Tereza Cristina irá integrar CPMI para investigar fraude no INSS

Estimativa é que R$ 6,3 bilhões foram desviados de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024

Polícia

Carro vai parar em canteiro de posto de gasolina após atingir motociclista

Acidente aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (25), na Vila Planalto