A sexta-feira (13) está próxima e, apesar de muita gente ter medo da data, protetores alertam que os donos de animais de estimação é que devem ter cautela em Mato Grosso do Sul. Os cuidados devem ser reforçados principalmente com os gatos pretos, que há séculos carregam nas costas a fama de azarados. 

Em datas relacionadas à ‘bruxaria', como a sexta-feira 13 e o Dia das Bruxas, protetores alertam que os maus-tratos aos animais podem acontecer. Uma das responsáveis pela ONG (Organização Não Governamental) Abrigo dos Bichos, Maria Lúcia Metello, explica que a sexta-feira 13 requer preocupação, já que há muitas pessoas pedindo doações de animais para praticar maus-tratos. 

“Algumas pessoas pedem animais na caruda. Não só gatos, mas cães também servem ao propósito. Então, todo cuidado é pouco ao doar cães e gatos todos pretos ou todos brancos”, orienta. 

A protetora reforça o pedido não só a quem tem bichinhos para doar, mas para quem tem animais de estimação com as características citadas. “O alerta não é só sobre não doar, mas cuidar porque muitos animais são furtados para o propósito [de maus-tratos]”, diz Metello. 

O delegado da (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), Maércio Alves Barbosa, afirma que apesar do mistério acerca da data, é preciso tomar cuidado sempre. “Infelizmente, para maus-tratos não tem data certa. Acontecem todos os dias”.