O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prorrogou o período de matrícula para os selecionados nos cursos de Formação Inicial e Continuada (), ofertados a distância pela instituição em 14 municípios. Agora, o prazo se estende até quarta-feira, 10.

A seleção foi feita por meio de eletrônico, realizado no dia 2 de fevereiro em . O resultado e a relação dos candidatos convocados para matrícula pode ser conferida na Central de Seleção.

As matrículas devem ser feitas online. Caso seja o primeiro acesso, o selecionado deverá clicar em “Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso”. Será então solicitado o número do CPF, a data de nascimento e o email utilizado no cadastro do Sistema de Seleção.

Se alguma informação esteja incorreta, o candidato deverá enviar e-mail para o endereço [email protected] O preenchimento do Questionário Socioeconômico é pré-requisito para solicitar matrícula.

Documentos – É necessário anexar os seguintes documentos, todos digitalizados:

Requerimento de matrícula;
Termo de ciência para solicitação online;
RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso não conste no documento oficial de identificação;
Documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso ou comprovante de escolaridade superior à mínima;
Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente;
Uma foto 3×4 recente.
Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 megabytes cada, a partir dos documentos originais. Serão aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.

Na impossibilidade de apresentação do Histórico Escolar, poderão ser aceitas, condicionalmente, a Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio ou equivalentes, emitida pela Instituição de ensino.

Cronograma – Em 12 de março será divulgada a lista de espera. Caso existam , as matrículas deverão ser feitas entre os dias 15 e 17 do mesmo mês.

O prevê a possibilidade de que as vagas não ocupadas possam ser abertas a comunidade, depois da lista de espera. O início das aulas está marcado para 22 de março.

Qualificação profissional – Por meio do processo seletivo foram oferecidas 1.080 vagas nos municípios de Água Clara, Aquidauana, Camapuã, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Pedro Gomes, Ponta Porã, Sonora e .

Os cursos FIC do IFMS conduzem o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento, à especialização e à atualização profissional. O certificado tem validade nacional e habilita o egresso ao exercício profissional ao concluir as atividades do curso.