A Prefeitura de Três Lagoas –a 338 km de Campo Grande– converteu a Clínica da Criança em uma Unidade de Pronto Atendimento Básico 24 horas para dar vazão aos atendimentos de pacientes de . Com a demanda suprida, três USFs (Unidades de Saúde da Família) que vinham atendendo esses pacientes até as 21h deixarão de funcionar em horário estendido.

Conforme divulgado pela Prefeitura de Três Lagoas, com o Pronto Atendimento Básico, as USFs do Jardim Atenas, Maristela e Vida Nova, que funcionavam como Unidades Covid-19, tiveram a demanda reduzida drasticamente. Assim, elas deixarão de prestar o serviço das 17h às 21h a partir de segunda-feira (12).

“Como essas unidades são próximas da Clínica da Criança, que agora está funcionando temporariamente como Pronto Atendimento em auxílio à UPA, o fluxo de demanda caiu consideravelmente e, com isso, não faz mais sentido manter toda uma estrutura em funcionamento se a demanda está sendo atendida por outro serviço”, explicou a secretária municipal de Saúde, Elaine Furio.

Essas USFs voltarão a funcionar em horário comercial, das 6h às 17h, atendendo a todos os tipos de urgência, pacientes com sintomas de Covid-19 e dengue.

Já as Unidades Covid-19 São Carlos, Santa Luzia e Vila Alegre seguirão atendendo normalmente das 6h às 17h todas as urgências, pacientes de coronavírus e com dengue, e no horário estendido das 17h às 21h exclusivamente para suspeitas de Covid-19 e dengue. “Importante ressaltar que essas unidades foram destacadas para diminuir o fluxo de atendimento na UPA e Hospital”, comentou Elaine.

Outras 5 USFs de Três Lagoas operam em horário estendido: Vila Piloto, Interlagos, Paranapungá, Santa Rita e Vila Haro, mas vão das 6h às 19h dentro do Programa Federal Saúde na Hora. Essas também atendem a todos os tipos de urgências e pacientes com sintomas de Covid-19 e Dengue. Porém, foram abertas antes da .

A secretária municipal de Saúde antecipou que, caso seja necessário abrir novas unidades em horário estendido, isso será feito.

“Tudo vai depender de cada momento, já que em um cenário de pandemia não há nada concreto e temos que nos adaptar e realizar ações de acordo com a situação de cada dia e semana. Nesse momento, diminuímos três Unidades Covid-19, mas num futuro, se for necessário, abriremos novamente e não necessariamente as mesmas”, finalizou.