Durante a pandemia da Covid-19, cerca de 575 artigos científicos foram publicados em revistas científicas nacionais e internacionais por e pesquisadores da (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Os dados foram publicados nesta quarta-feira (30), no Anuário da Pesquisa, Pós-graduação e Inovação.

De acordo com a unidade, número equivale a 1,57 artigo científico produzidos e entregues por dia em 2020. Além disso, a produção intelectual dos professores e pesquisadores inclui ainda a publicação de 27 livros e 185 capítulos.

A meta é que o anuário seja contínuo, permanente e que seja divulgado anualmente com os indicadores de base da produção da nossa comunidade acadêmica”, diz a pró-reitora Luciana Ferreira.

Mesmo que em cenário restrito devido as medidas de biossegurança, o balanço aponta que o âmbito da pesquisa cresce no Estado, com envolvimento dos 140 cursos e 94 grupos de pesquisa. Ao todo foram 359 publicados em periódicos, 70 orientações de mestrado e 13 orientações de tese.

O professor doutor Yzel Rondon integra o CERNA (Conselho Técnico Científico do Centro De Estudos Em Recursos Naturais), explica que grupo que desenvolve pesquisas interdisciplinares nas áreas de Física, Engenharia Física, Química, Química Industrial, Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária.

“Acredito que este impacto será maior com o amadurecimento dos CEPEX com a compreensão, por parte de nossos docentes, de que a interação com a comunidade pode minimizar o negacionismo e visão deturpada da ciência” conclui Rondon.