Cotidiano

Principal destino de MS, Bonito aposta no marketing digital para retomar crescimento em 2022

Perspectiva de retomada, entretanto, depende do avanço da vacinação e fim da pandemia

Gabriel Maymone Publicado em 01/08/2021, às 15h00

Bonito já se aproxima dos números de pré-pandemia e espera retomar crescimento em 2022
Bonito já se aproxima dos números de pré-pandemia e espera retomar crescimento em 2022 - Divulgação

O segmento do turismo foi um dos mais impactados pela pandemia do coronavírus em todo o mundo. Em Mato Grosso do Sul, o principal destino, Bonito, teve diminuição de 523% no número de visitações em seus atrativos em 2020 em comparação com 2019. Apesar da recuperação em 2021, o município aposta no marketing digital para voltar a crescer em 2022.

As perspectivas são boas, mas dependem de fatores externos como avanço da vacinação e controle da pandemia, avalia a secretária municipal de turismo de Bonito, Juliane Ferreira Salvadori. "Conseguimos elencar alguns projetos prioritários como o marketing digital, sinalização turística em área urbana e rural e, mais para frente, focar em eventos. Temos também ações como melhoria do voucher digital e qualificação", explica.

No dia 1º de julho completou um ano da reabertura do turismo em Bonito, que ficou fechado de 23 de março a 30 de junho. Os primeiros resultados são animadores, uma vez que o número de visitações de turistas ficou apenas 13% menor na comparação com o mês de julho de 2019, antes da pandemia.

Apesar dos dados positivos, o momento ainda é de cautela. "Percebemos que tem procura para os próximos meses e pacotes fechados já para o fim de ano. Vamos fazer essa retomada de forma organizada e sustentada para acontecer de uma forma saudável e bacana para que os turistas se sintam seguros. Por mais que tenha vacinação mais definida, ainda estamos em pandemia", pontuou Juliane.

Assim, ainda é cedo para fazer previsões de que o fim de ano supere os números de 2019, porém a certeza é de que o terreno já está preparado para o município voltar ao mesmo ritmo de crescimento. "Penso que se essa volta à normalidade se concretizar e tivermos mais garantias de que a pandemia esteja controlada, a gente pode ter essa projeção de crescimento ou pelo menos alcançar [2019] até o fim do ano, mas quem sabe projetar [o crescimento] até 2022", conclui.

Impacto da pandemia no turismo de Bonito

Plano estratégico

Um dos destaques é a criação de campanha de marketing digital, que envolve criação de site promocional, criação de conteúdo diário para redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube), criação de hashtag, produção de 10 vídeos segmentados, mapa turístico digital e promoção em 5 aeroportos nacionais.

Outro ponto que será desenvolvido é medir a presença digital dos negócios do turismo de Bonito e buscar parcerias para estimular a presença digital desses empreendimentos.

O objetivo do plano é facilitar o acesso à informação de turistas para estimular o consumo em Bonito.

Haverá, para isso, investimento mais constante nas redes sociais, com destinação de recursos mensais a partir de junho de 2022 para intensificar a presença digital do destino turístico na internet.

Além disso, o marketing vai envolver todo o processo turístico, iniciado na pesquisa para viagem, experiência e recomendação após a visita.

Jornal Midiamax