Cotidiano

Prepare-se: segunda-feira tem predomínio de sol, mas MS terá a 3ª onda de frio esta semana

Temperaturas devem atingir 2°C ainda esta semana

Dayene Paz Publicado em 26/07/2021, às 06h15

None
Imagem: Henrique Arakaki

É melhor se preparar e tirar os casacos, mais uma vez, do guarda-roupas. Isso porque, esta semana os meteorologistas atentam para uma terceira onda de frio em Mato Grosso do Sul, quando as temperaturas devem atingir 2°C. As baixas temperaturas são esperadas entre quarta (28) e sexta-feira (30).

Para esta segunda-feira (26), o clima se mantém estável, com sol forte e tempo firme em todas as áreas. Segundo estimativa do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), não há probabilidade de chuva. Com pouca nebulosidade, as temperaturas sobem rapidamente, e os níveis de umidade relativa do ar ficam bastante baixos durante a tarde com índices em torno de 20% durante a tarde.

A madrugada pode registrar temperaturas mínimas de 12°C no centro norte do Estado e a máxima deve atingir os 37°C na região pantaneira. Em Campo Grande, a previsão é de sol com poucas nuvens e temperaturas entre 20°C e 32°C.

3ª onda de frio

Para encerrar o mês de julho, uma nova massa de ar frio intensa, de origem polar, avança em parte do Centro-Sul do País, configurando a terceira onda de frio do inverno de 2021. A tendência é de um evento com potencial para registrar os dias mais frios do ano para algumas regiões do Brasil.

Em Mato Grosso do Sul, a massa de ar polar avança pela região sudoeste a partir de terça-feira (27) à tarde, se deslocando em direção ao restante do Estado ao longo da semana. O declínio das temperaturas ocorre logo após a passagem de uma frente fria que pode provocar chuvas fracas e isoladas nas regiões sudoeste e sul do Estado.

Os dias mais frios serão entre quarta (28) e sexta-feira (30), afirma Valesca Fernandes, coordenadora do Cemtec.

“Existe a probabilidade para geadas principalmente na região sudoeste, sul da região pantaneira e sul da região leste. As mínimas podem chegar entre 2°C e 5°C na região sudoeste, 6°C e 10°C no sul da região pantaneira, 5°C e 11 na região leste, e na capital 6°C e 12°C”, enfatiza.

O que não deve mudar muito serão os níveis de umidade relativa do ar que podem continuar em níveis críticos, especialmente mais para o final da semana. De quinta em diante, os dias serão caracterizados por uma grande amplitude térmica com manhãs frias e tardes um pouco mais agradáveis.

Jornal Midiamax